Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Do lazer à profissionalização: motivos para a escolha do futebol como profissão
Ana Raquel Mendes dos Santos, Priscilla Pinto Costa da Silva, Maritza Lordsleem Silva, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas

Última alteração: 2016-09-13

Resumo


O futebol é um esporte que está cada vez mais presente na vida de crianças e jovens e, com o passar do tempo, muitos desses sujeitos desenvolvem sonho de se tornarem futuros jogadores profissionais. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar os motivos que levaram os jogadores de futebol a escolherem este esporte como profissão. Trata-se de um pesquisa descritiva de campo com abordagem qualitativa, que envolveu 34 jogadores do Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise categorial. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados apontaram que a maioria dos jogadores entrevistados relatou que se tornar um jogador profissional foi um sonho que estava presente nas suas vidas desde a infância, seguido de influência paterna, melhoria das condições financeiras, paixão pelo esporte, dom, desejo de reconhecimento e fama. Concluiu-se que os atletas tinham o futebol como uma atividade realizada nos momentos de lazer e, com o passar do tempo, o esporte foi se tornando algo sério a ponto de se tornar um sonho a ser almejado.

Palavras-chave


Futebol, Atividades de Lazer, Sonhos.

Referências


ANJOS, J. L.; SANETO, J. G.; OLIVEIRA, A. A. Futebol, imagens e profissionalização: a bola rola nos sonhos dos adolescentes. Movimento, v. 18, n. 01, p. 125-147, 2012.

CIAMPA, A. C.; LEME, C. G.; SOUZA, R. F. Considerações sobre a formação e transformação da identidade profissional do atleta de futebol no Brasil. Revista diversitas - perspectivas en psicologia, v. 6, n. 1, p. 27-36, 2010.

DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. E-book digitalizado por Coletivo Periferia e e-Books Brasil, 2003. Disponível em: < http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf>. Acesso em: 06 de junho de 2016.

GIGLIO, S. S. Futebol: Mitos, ídolos e heróis. 2007. 367 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

GIGLIO, S. S.; MORATO, M. P.; ALMEIDA, J. J. G.. O dom de jogar bola. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 30, p. 67-84, jul./dez., 2008.

RÚBIO, K. O trabalho do atleta e a produção do espetáculo esportivo. Revista Eletrônica de Geografia y Ciências Sociales, Barcelona, v. 6, n. 119, ago. 2002.

ZUIM, V. L. S. Preferência em ser atacante: as influências sobre os jovens atletas que escolhem essa posição. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v.3, n.9, p.199-203, 2011.

Texto completo: docx