Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Discussões sobre o desenvolvimento das atividades de lazer ligadas ao ecoturismo no município de Galinhos no Rio Grande do Norte
Cheng Hsin Nery Chao, Isabele Isabele Maria dos Reis Viana da Silva, Priscilla Pinto Costa da Silva

Última alteração: 2016-09-13

Resumo


Galinhos é um município que fica a 166 km de Natal no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. Possui belezas como as dunas, presença de salinas, manguezais, praias e um rio. O nosso objetivo foi identificar e analisar as atividades de lazer ligadas ao ecoturismo existentes neste município, assim como a atuação da gestão política nesse âmbito e a participação popular. Metodologicamente, foi feita uma visita ao referido local de estudo, no qual passamos o dia, nos deslocamos por toda a extensão do município. Utilizamos questionários para obter informações junto aos moradores, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de lazer e os órgãos públicos que estão a frente dessas propostas. Como resultado, vimos que há passeios de barco, passeios de charrete, banho de mar, visita às salinas e restaurantes. O principal problema é que mesmo com o incentivo da prefeitura, ainda falta diálogo entre o poder público e os pequenos empresários locais. Desta forma problemas como prostituição, centro cultural e feira de artesanato sem funcionar nos dias de maior demanda, problemas com lixo, alto custo dos alimentos e a falta de interesse na divulgação da cultura local estão atrapalhando o pleno desenvolvimento turístico.

Palavras-chave


Lazer; Ecoturismo, Poder Público.

Referências


BRASIL.Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo.Brasília: EMBRATUR, 1994.
CAMPOS, R. F. Perfil, Percepção Ambiental e Qualidade da Experiência dos Visitantes da Serra do Cipó/MG. 2010. 108 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
CAMPOS, R. F., et al. A Importância da Caracterização dos Visitantes nas Ações de Ecoturismo e Educação AmbientaldoParque Nacional da Serra do Cipó/MG. rev turismo em analise vol 22 n 2 agosto 2011.
FARIA,D. S. de; CARNEIRO, K. S.Sustentabilidade ecológica no turismo.Brasília: UnB, 2001.
GOMES, C. L. Lazer, turismo e inclusão social: Intervenção com idosos / Christianne Gomes, Marcos Pinheiro, Leonardo Lacerda. – Belo Horizonte : Editora UFMG, 2010.
LINDNBERG, K; HAWKINS. D. E.. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: SENAC, 1995.
NOBREGA, A. C. L. The subacute effects of exercise: concept, characteristics, and clinical implications. Exerc Sport Sci Rev, 2005.
SOARES, A. S. O ecoturismo em áreas naturais protegidas: um instrumento para a competitividade. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.3, n.1, p.44-62, 2010.

Texto completo: docx