Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Festa da Integração: Atividades de recreação para promover interação entre alunos do ensino médio integrado do IFSP – Campus Avaré.
Pércia Helena Sabbag, Luciana Pereira de Moura Carneiro, Raquel Marrafon Nicolosi

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Lazer é a denominação dada às atividades nas quais o indivíduo se envolve espontaneamente sem buscar outro objetivo que não seja a vivência prazerosa, conforme apresenta Rodrigues (2005, p. 71). Embasada nesse conceito e na proposta pedagógica de 2016, em que se previa, segundo o calendário acadêmico, uma Festa de Integração com o objetivo de criar vínculos entre os alunos do ensino médio por meio de uma socialização interclasses e cursos, a Comissão de Eventos, composta de docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré, propôs, elaborou e realizou uma gincana com atividades recreativas. Marcelino (2012, p.14), afirma que o conteúdo das atividades de lazer podem ter um caráter educativo e, dependendo da maneira como são realizadas, criam possibilidades pedagógicas para trabalhar aspectos de cooperação, liderança, organização, respeito e cumprimento de deveres com os educandos. A partir dessa orientação, as habilidades começaram a ser trabalhadas desde a divisão de equipes. Cada equipe tinha uma cor pré-definida e os alunos que tinham interesse em participar foram divididos por sorteio com o cuidado prévio de que a quantidade de participantes das salas fosse equilibrada por equipe, sendo identificados com fitas correspondentes às cores das mesmas. Vale ressaltar que a participação discente foi massiva ao longo da atividade. A organização do evento utilizou as redes sociais para lançar as provas, que duraram um mês até o desfecho final. Atividades como arrecadação de alimentos para doação à instituições carentes, apresentação de dança coreografada com o tema “Trilha de Sonora de Filmes”, um show de imitações dos professores do campus, caça ao tesouro de combate ao Zika vírus, quizz e torta na cara com assuntos relativos aos conteúdos das disciplinas da base nacional comum, além de show de músicas apresentado pela Banda E109, um conjunto formado por servidores da mesma instituição. Os alunos se integraram, se uniram e trabalharam em conjunto, tornando-os mais próximos uns dos outros e entre as classes, quebrando o paradigma de segmentação relativa à área do curso que fazem e tornando-os mais próximos e unidos. Dessa forma, foi possível verificar que, conforme afirma Melo (2012, p. 52), “o profissional de lazer promove um tipo de intervenção pedagógica peculiar quando comparado a outras formas de educar” e tal atividade foi exitosa quanto a sua proposta e objetivos previamente propostos.

Palavras-chave


recreação, integração, intervenção pedagógica

Referências


MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 5. ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MELO, Victor de Andrade de. ALVES, Edmundo de Drummond – Introdução ao Lazer. 2. ed. rev. e atual. – Barueri, SP: Manole, 2012.


RODRIGUES, Luis Gustavo C. Recreação: Trabalho sério e divertido. São Paulo. Ícone, 2005.

Texto completo: Sem título