Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
GINÁSTICA É COISA SÓ DE MENINA? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Patricia Rodrigues Azevedo, Keilane de Souza Pereira, Glaurea Nádia Borges de Oliveira

Última alteração: 2016-09-13

Resumo


Este estudo trata-se de um relato de experiência referente às intervenções pedagógicas realizadas por Bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII. O trabalho pedagógico concretizou-se em uma Escola Municipal na cidade de Guanambi/BA, com uma turma do 2º ano do ensino fundamental. As intervenções foram realizadas a partir das propostas do plano de curso do município e fundamentadas pela perspectiva cultural, após a identificação do conteúdo a ser trabalhado, foi feito um mapeamento para saber quais as concepções dos alunos acerca da ginástica, e por meio das respostas obtidas ficou estabelecido que o conteúdo fosse dividido em ginástica competitiva e não competitiva, para que assim as respostas de todos fossem contempladas e nenhuma delas fosse vistas como erradas. O conteúdo ginástica foi trabalhado durante a IV Unidade, logo, este relato refere-se à ginástica rítmica, que foi uma das temáticas abordadas durante esse período. No início das intervenções havia grande receio quanto à tematização da ginástica rítmica por se tratar de uma modalidade conhecida pela Federação Internacional de Ginastica (FIG) como estritamente feminina em seu caráter competitivo.

Palavras-chave


PIBID; Ginástica; Ginástica Rítmica.

Referências


AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física escolar. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

ESCUDERO, N. T. G. e NEIRA, M.G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo. 2011.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. 331 f. Tese de Livre-docência – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M.G. e NUNES, M. L. F. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis. 2011.

NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011. – (Coleção A reflexão e a prática no ensino; v.8).

SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V. A ginástica vai à escola. Revista movimento, Porto Alegre, v.13, n.3, p.131-150, Setembro/Dezembro de 2007.

Acesso em: 06/01/2016

Texto completo: docx