Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Formação de jovens monitores: experiência socioeducativa a partir de práticas de lazer.
Flavio Gomes Matteucci, Adriana Cancian Emiliano

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Este artigo pretende discutir práticas de lazer e de educação integral a partir da formação de jovens multiplicadores de atitudes e conhecimentos – prática desenvolvida pela Fundação Gol de Letra. O método utilizado apresenta análise documental e observação em campo, indicando resultados em relação às aprendizagens sobre o lazer e seu desenvolvimento pessoal. Os resultados identificados comprovam a efetividade do desenvolvimento dos jovens não só em relação à prática do lazer, mas também em relação ao desenvolvimento de habilidades sociais. As mudanças indicam que adolescentes e jovens fortalecem sua participação em grupos sociais e consequentemente permitem maiores possibilidades de lidar de forma positiva com os desafios impostos pela realidade social em que estão inseridos.

Palavras-chave


Multiplicadores, aprendizagem, formação de jovens, lazer

Referências


CREI – Centro de Referências em Educação Integral. Conceito de educação integral. Disponível em: Acessado em 24/08/2016.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FUNDAÇÃO GOL DE LETRA Esporte em Comunidade.São Paulo: Fundação Gol de Letra, 2016

FUNDAÇÃO GOL DE LETRA Programa Virando o Jogo: Uma experiência da Gol de Letra com educação integral / [organização Monica Zagallo Camargo]. – São Paulo Fundação Gol de Letra, 2012

HARVEY, David.A liberdade da cidade, In. Cidades rebeldes- passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil.São Paulo- Boitempo/Carta Maior,2013

MARCELLINO, Nelson Carvalho: Estudo do Lazer – Uma Introdução; Editora Autores Associados, 1996 – Campinas/SP.

Texto completo: docx