Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Como se movimenta o conhecimento e a prática pedagógica na educação física, tanto na educação básica quanto superior?
Mailson Santana da Silva, Nilene da silva sena, Leticia figueredo nascimento araujo, Paula taina leite alves, Fausta porto couto

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O presente trabalho propõe-se a analisar e compreender a relação entre conhecimento e a prática pedagógica no ensino da Educação Física, tanto no Ensino Superior quanto Educação Básica. Pretende-se caracterizar e discutir a prática e conhecimento pedagógico da Educação Física, prevista no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Educação Física, na educação básica e suas manifestações na academia. Optou-se pela pesquisa qualitativa e nos valemos da entrevista semiestruturada, junto aos professores e alunos da Educação Básica (Ensino Médio) em escolas localizadas no município de Guanambi-BA e Brumado-BA, como também foram feitas entrevistas com os professores e acadêmicos do 5º ao 8º semestre do curso de Educação física na Universidade do Estado da Bahia- DEDC/XII. A experiência da pesquisa ao longo do semestre nos revelou que o conhecimento e a pratica pedagógica mobilizam novo saberes, evidenciam contradições na formação docência, como também visibiliza a riqueza da construção coletiva de caráter interdisciplinar. É fato ainda que é preciso experiências educativas em que os estudantes construam uma autonomia para pensar e propor transformações sociais.

Palavras-chave


Educação Física, Interdisciplinaridade, Prática Pedagógica

Referências


BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Brasilia,set/dez 1999.

BETTI, Mauro & ZULIANI, Luiz Humberto. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2002, 1(1):73-81

CAETANO, Joyce Ribeiro. O jogo como meio de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos. 2011, p. 3

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades. Ver. Bra.Cien.Esp.v.22, n.3 p.87-103, maio, 2001

COSTA, Amanda Luiza Aceituno da; PEREIRA, Vera Lucia; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR 4 CONPEF.

GARCES, Solange Beatriz Billig, LAUXEN, Sirlei de Lourdes, ANTUNES, Fabiana Ritte. os saberes docentes na formação dos profissionais de educação física. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354, v. 7, n. 1, p. 198-227, jan./abr. 2012

GIMENO, S. J. El curriculum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Ediciones Morata, 1988.
JAEHN, Lisete, FERREIRA, Marcia Serra. PERSPECTIVAS PARA UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Dezembro 2012.
MELLO, André da Silva. A história da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E DANÇA, VIII., 2002, Ponta Grossa, PR. As ciências sociais e a história da educação física, esporte, lazer e dança. Anais... Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002.
PROJETO DE REDIMENSIONAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII GUANAMBI – BAHIA. DEZEMBRO 2004.
SURAYA, Cristina Darido. OS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (s/d).

Texto completo: docx