Tamanho da fonte:
Como se movimenta o conhecimento e a prática pedagógica na educação física, tanto na educação básica quanto superior?
Última alteração: 2016-10-06
Resumo
O presente trabalho propõe-se a analisar e compreender a relação entre conhecimento e a prática pedagógica no ensino da Educação Física, tanto no Ensino Superior quanto Educação Básica. Pretende-se caracterizar e discutir a prática e conhecimento pedagógico da Educação Física, prevista no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Educação Física, na educação básica e suas manifestações na academia. Optou-se pela pesquisa qualitativa e nos valemos da entrevista semiestruturada, junto aos professores e alunos da Educação Básica (Ensino Médio) em escolas localizadas no município de Guanambi-BA e Brumado-BA, como também foram feitas entrevistas com os professores e acadêmicos do 5º ao 8º semestre do curso de Educação física na Universidade do Estado da Bahia- DEDC/XII. A experiência da pesquisa ao longo do semestre nos revelou que o conhecimento e a pratica pedagógica mobilizam novo saberes, evidenciam contradições na formação docência, como também visibiliza a riqueza da construção coletiva de caráter interdisciplinar. É fato ainda que é preciso experiências educativas em que os estudantes construam uma autonomia para pensar e propor transformações sociais.
Palavras-chave
Educação Física, Interdisciplinaridade, Prática Pedagógica
Referências
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Brasilia,set/dez 1999.
BETTI, Mauro & ZULIANI, Luiz Humberto. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2002, 1(1):73-81
CAETANO, Joyce Ribeiro. O jogo como meio de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos. 2011, p. 3
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades. Ver. Bra.Cien.Esp.v.22, n.3 p.87-103, maio, 2001
COSTA, Amanda Luiza Aceituno da; PEREIRA, Vera Lucia; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR 4 CONPEF.
GARCES, Solange Beatriz Billig, LAUXEN, Sirlei de Lourdes, ANTUNES, Fabiana Ritte. os saberes docentes na formação dos profissionais de educação física. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354, v. 7, n. 1, p. 198-227, jan./abr. 2012
GIMENO, S. J. El curriculum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Ediciones Morata, 1988.
JAEHN, Lisete, FERREIRA, Marcia Serra. PERSPECTIVAS PARA UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Dezembro 2012.
MELLO, André da Silva. A história da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E DANÇA, VIII., 2002, Ponta Grossa, PR. As ciências sociais e a história da educação física, esporte, lazer e dança. Anais... Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002.
PROJETO DE REDIMENSIONAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII GUANAMBI – BAHIA. DEZEMBRO 2004.
SURAYA, Cristina Darido. OS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (s/d).
BETTI, Mauro & ZULIANI, Luiz Humberto. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2002, 1(1):73-81
CAETANO, Joyce Ribeiro. O jogo como meio de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos. 2011, p. 3
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades. Ver. Bra.Cien.Esp.v.22, n.3 p.87-103, maio, 2001
COSTA, Amanda Luiza Aceituno da; PEREIRA, Vera Lucia; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR 4 CONPEF.
GARCES, Solange Beatriz Billig, LAUXEN, Sirlei de Lourdes, ANTUNES, Fabiana Ritte. os saberes docentes na formação dos profissionais de educação física. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354, v. 7, n. 1, p. 198-227, jan./abr. 2012
GIMENO, S. J. El curriculum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Ediciones Morata, 1988.
JAEHN, Lisete, FERREIRA, Marcia Serra. PERSPECTIVAS PARA UMA HISTÓRIA DO CURRÍCULO: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Dezembro 2012.
MELLO, André da Silva. A história da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E DANÇA, VIII., 2002, Ponta Grossa, PR. As ciências sociais e a história da educação física, esporte, lazer e dança. Anais... Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002.
PROJETO DE REDIMENSIONAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII GUANAMBI – BAHIA. DEZEMBRO 2004.
SURAYA, Cristina Darido. OS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (s/d).
Texto completo:
docx