Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Como as mídias estão atravessando a escola? Diálogos com professores(as) de Educação Física da rede municipal de educação do Natal-RN
Sidney Santos da Silva, Carlos Rafael Batista de Melo, Sheylla Miris de Lima Santos, João Marcelo Mariano Costa, Antonio Fernandes de Souza Junior

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal realiza um programa de extensão que visa atender aproximadamente 200 professores(as). O programa intitulado de “Formação de professores(as) de Educação Física: dialogando os saberes disciplinares, escola e cultura midiática em tempos de megaeventos esportivos”, busca possibilitar diálogos entre os conhecimentos sistematizados dentro do âmbito escolar com a cultura midiática. Esses diálogos acontecem no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), duas vezes a cada mês, sendo uma de responsabilidade da equipe de formação continuada da SME e a outra do LEFEM. Esse texto caracteriza-se como relato de experiência de cunho qualitativo- descritivo e pretende refletir sobre o primeiro encontro de responsabilidade do LEFEM, no qual teve o conceito de mediação como tema. Enquanto estratégia para o referido encontro, adotamos uma questão problematizadora: como as mídias atravessam as escolas? Dessa forma, foi realizado uma dinâmica denominada de rede de saberes-opiniões-conceitos, afim de que os(as) professores(as) compartilhassem seus relatos, e posteriormente, construir narrativas, por meio de fotografias e vídeos, problematizando tal questão. Foi possível perceber, diante da rede de saberes-opiniões-conceitos e nas narrativas produzidas pelos(as) professores(as), que a mídia têm perpassado os distintos contextos escolares, porém de diferentes formas. Assim, compreendemos a pertinência de diálogos que problematizem a formação continuada de professores(as) na relação com a cultura midiática.

Palavras-chave


Educação Física; Mediação; Formação de Professores; Comunicação

Texto completo: docx