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Problematizando a comunicação na formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de Natal-RN
Diogo Felipe Silva Frazão, Josué Dantas Belarmino, Josivan Gomes de Farias Júnior, Carlos Rafael Batista de Melo

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


A intervenção realizada pelo Laboratório de Estudos em Educação Física, Esportes e Mídia (LEFEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com os professores da educação básica de Educação Física do município de Natal, ocorreu no dia 13 de Junho de 2016, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE) e foi desenvolvida, inicialmente, a partir de uma análise acerca dos problemas comunicacionais enfrentados na própria formação em encontros anteriores e que retratam a realidade da escola básica. Logo, como objetivo buscamos introduzir atividades práticas utilizando-se de mídia e outros meios tecnológicos para aplicação de jogos, subdivididos em estações e que contribuíssem à discussão teórica que tematizou a intervenção. Desse modo, a atividade estruturou-se em uma sequência de discussões acerca de suas problemáticas formadoras, e como complemento, a sequência prática foi dividida em 7 estações, compostas por dinâmicas variadas que tinham como proposta, problematizar outras formas de comunicação entre os envolvidos. Exemplo disso, foi a atividade de corrida com obstáculos, usando como forma de comunicação para a transposição de barreiras, os emoticons do aplicativo Whatsapp. Com essa dinâmica percebe-se a importância de novas formas de comunicação, em uma atividade que possui aplicabilidade na rede básica de ensino. Além do uso de recursos tecnológicos, foram realizadas algumas atividades tradicionais, como a brincadeira “telefone sem fio” e outros com a mesma dinâmica, que também são essenciais à discussão acerca da comunicabilidade. Por fim, a temática central não propõe uma relação vertical entre professores e estudantes do curso de Educação Física para com os professores da rede municipal e também não pretende substituir o modo tradicional das aulas de Educação Física, mas sim gerar uma dinâmica multilateral de ideias que permita a integração e o aprimoramento da metodologia aplicada pelo professor, a partir do uso de recursos midiáticos e tecnologias, facilitando o processo comunicacional entre ambas as partes.

Palavras-chave


Formação continuada, Mídia-educação, Educação Física, Comunicação.

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