Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

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Escritores da liberdade
Kibson Santos Rodrigo

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O Escritores da Liberdade é o nome do projeto que visa fazer com que os alunos sejam incluídos de alguma forma para além dos assuntos dentro do âmbito escolar. O meio informacional utilizado foi a criação de um jornal impresso. O público envolvido do “Projeto de Inovação Pedagógica” (PIP) são os alunos dos 1º anos da Escola Estadual Olímpia Teixeira - situada em São Miguel do Gostoso - do turno vespertino e noturno totalizando 5 turmas. O presente projeto apresenta a interação e participação entre alunos, professores, coordenação pedagógica e comunidade com um professor orientador responsável. Inserido na temática de meio ambiente e sustentabilidade apresenta-se em fase de execução prevendo o lançamento de cinco edições do jornal até o fim do ano. Até o momento temos o lançamento da 1ª edição. A temática sugerida dessa edição foi Os Problemas do Cotidiano pela necessidade de inclusão de temas observados para além da realidade escolar. A maioria dos alunos da escola vêm dos distritos/comunidades/assentamentos vizinhos a cidade de São Miguel do Gostoso que apresentam carência enorme em inúmeras estruturas necessárias para a vida em sociedade e onde os mesmos parecem não ter voz para os problemas encontrados em suas comunidades, comunidades vizinhas e na cidade a que fazem parte. O jornal serve para que os mesmos sejam ouvidos, sejam livres e não mais excluídos ao que tange os assuntos e problemas que os mesmos vivenciam todos os dias. Assim, os alunos podem falar sobre o que quiserem dentro da perspectiva aplicada pelo projeto. O jornal tem por objetivo denunciar e trazer aos alunos e comunidades informações pertinentes as atividades desenvolvidas por eles através da orientação do professor responsável possibilitando aproximar e ampliar a relação entre comunidade e escola. Estimulando a leitura e a escrita dos alunos a partir de temas que serão abordados para a parte informacional do jornal e tendo a experiência de sair de dentro da escola e poder retratar o que acontece ao seus redores. A construção metodológica está sendo feita a partir de um modelo de jornal tradicional e adaptado para a confecção da impressão em uma página de A4 frente e verso (podendo variar de acordo com cada edição) para posterior distribuição entre os alunos da escola e comunidade. E também será feito o jornal mural que contará com todas as publicações (edições), em mural construído e anexado na escola pelos e para os alunos. A elaboração também conta com entrevistas com pessoas da comunidade e fotografias tiradas pelos alunos priorizando alguns aspectos ambientais e de preservação dos locais da cidade e identificando, por exemplo, o impacto ambiental gerado pelo crescimento urbano, a chegada das usinas eólicas ao redor da cidade e o crescente turismo. O resultado até o momento foi o lançamento da primeira edição do jornal que favoreceu muito a prática da escrita entre os alunos. Já que os mesmos não tem o hábito de escrever assuntos relacionados exteriormente ao que é aprendido no âmbito escolar de formação. Os recursos Materiais mais utilizados são a câmera digital, gravador de voz, papel reciclado, canetas, computador, impressora e um caderno de anotações. As primeiras impressões da atividade em execução possibilitou uma maior participação dos alunos tanto na elaboração das matérias como no que ela pode promover de discussões em sala de aula e fora do âmbito escolar. Acreditamos que essa temática possibilitou os alunos falarem e interagirem entre si na própria elaboração do texto desenvolvendo aspectos de trabalho em equipe. Futuramente aguardamos resultados ainda mais satisfatórios quanto a elaboração de textos para o jornal; aumento da participação; elevação do índice e rendimento escolar e da atitude crítica-reflexiva de nossos alunos.

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