Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Produção do conhecimento em capoeira: CONBRACE em jogo
Ábia Lima França, Augusto Cesar Leiro

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Em jogo um estudo preliminar sobre a produção do conhecimento, no âmbito da capoeira. A escrita em questão toma a Educação Física, como área de investigação, e é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no PPGE/UFBA. A capoeira foi a categoria escolhida para o levantamento de informações e os Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte (CONBRACE), realizados em 2011, 2013 e 2015, constituíram-se em fontes da primeira etapa da investigação. Trata-se de uma produção que busca analisar as referências sobre capoeira nos trabalhos apresentados nesses eventos e destacar as bases teóricas recorrentes. Para tanto, foi realizado um levantamento documental, a partir do descritor – Capoeira, presente nos Anais dos referidos congressos, e que estão disponíveis no Sistema On-line de Apoio a Congressos do CBCE. Foram encontrados 20 trabalhos sobre capoeira,em sete diferentes Grupos Temáticos de Trabalho. No CONBRACE de 2011, registramos nove textos. Nos congressos de 2013 e 2015 foram constatados cinco e seis textos, respectivamente. A análise da produção de conhecimentos acerca da capoeira indica que 73 títulos bibliográficos foram citados nos textos, sendo, alguns, mais de uma vez. Outra questão analisada foi a presença de autores de 12 unidades federativas do Brasil e o reconhecimento de 147 textos diferentes.

Palavras-chave


Capoeira; Produção do conhecimento; CONBRACE

Referências


ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Campinas, SP: UNICAMP/CMU; Salvador: EDUFBA, 2005.

CAMPOS, Hélio. Capoeira na escola. Salvador: EDUFBA, 2001.

CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Capoeira Angola e seus princípios educativos. In: FREITAS, Joseania Miranda. (Org.). Uma coleção biográfica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2015. p.225-236.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
DIAS, Adriana Albert. Trajetórias da capoeira baiana: do mundo das ruas a símbolo da identidade nacional. In: FREITAS, Joseania Miranda. (Org.). Uma coleção biográfica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 105-117.

FALCÃO, José Luiz Cirqueira. O Jogo da Capoeira em Jogo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n.2, p. 59-74, 2006.

GATTI, Bernardete. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. Revista Científica Eccos, v.1, n.1, p. 63-79, dez. 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONÇALVES, Alanson M. T. Capoeira em perspectivas. Belo Horizonte: Tradição Planalto, 2012.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; ABRASCO, 1992

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014.
REGO, W. Capoeira Angola –Ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.
SILVA, Gladson de Oliveira. Capoeira: do engenho à universidade. 3. ed. São Paulo, Editora Cepeusp, 2002.
SOAC/Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Disponível em: http://www.cbce.org.br/.Acesso em: 28 de agosto. 2016.
TIGRE, Diana Martins; LEIRO, Augusto Cesar Rios. Formação, trabalho docente e produção de conhecimento em estágio curricular e PIBID de Educação Física: fronteiras, caminhos e trilhas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE, 6.,CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO, 3.,2015, Maringá. Anais...Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2015. p.1-6.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.

Texto completo: docx