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Uma empiria inicial sobre apropriação e representação do lazer no Instagram a partir da hashtag #lazer
Vivianne Azevedo Gomes Limeira

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Este estudo apresenta uma análise da empiria inicial desenvolvida na pesquisa de mestrado da autora, da linha de pesquisa Estudos da Mídia e Produção de Sentido do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na qual discute-se a visibilidade, apropriação e mediação do lazer na rede social Instagram, com o suporte teórico de estudiosos como Martìn-Barbero, Muniz Sodré, Lipovetsky, Dumazedier, entre outros. Como objeto empírico, temos a rede Instagram por esta apresentar nas suas interfaces expressões diversas e por utilizar-se do olhar e das percepções de seus usuários em imagens para engajar os conteúdos e interagir nas demais redes sociais. As relações foram sendo estabelecidas pelo método da netnografia a partir da hashtag lazer no campo de busca da plataforma, no intuito de identificar as visualidades e representações do lazer sob a ótica dos usuários. Por meio do mapeamento, observou-se as principais publicações e categorizou-se aos interesses culturais de lazer desenvolvidas na sociologia empírica do lazer de Dumazedier. O objetivo do estudo é compreender os nexos de sentido que se estabelecem diante da visibilidade, mediação e representação imagética, reconhecendo a mediação e a midiatização como processos estruturantes dos processos comunicacionais e sociais como o lazer. Dessa forma, o presente estudo articula as relações dos meios na sociedade pós-moderna imbricada ao campo da comunicação, aos estudos da mídia e ao campo sociológico do lazer. Diante da visibilidade e das visualidades de imagens na rede pode-se inferir que há muita subjetivação no uso da hashtag #lazer, pois nem sempre a imagem representa o que se compreende por lazer junto aos interesses culturais da prática e gera um processo interpretativo continuado e com isso algumas perspectivas novas sobre o lazer surgem nas esferas comunicacionais das mídias digitais.

Palavras-chave


Lazer, Mídia, Práticas Corporais

Referências


DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia Empírica do Lazer. 3 ed. São Paulo: Perspectiva: SESC, 2008.
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