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Videogames e Educação Física: uma interlocução possível
Thiago Felipe Maia Lisboa

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


A Educação Física é a única disciplina que possibilita o desenvolvimento do corpo e não somente do intelecto não se podendo privá-la em momento algum de sua essência: o movimento. A escola aprisionada à grade curricular, ao método tradicional de ensino e os alunos “pagando” disciplinas como se faz à quase um século atrás. Temos mesmo que continuar dessa forma? Assim, este relato de experiência tem por objetivo descrever a intervenção com uso de exergames nas aulas de Educação Física. Para isso, foram analisadas 8 aulas realizadas no laboratório de informática da Escola Municipal Madalena Antunes Pereira, no município de Ceará-Mirim/RN. O grupo de estudantes foi constituído de 13 alunos da turma de 9º ano do Ensino Fundamenta II da referida escola. Os recursos utilizados foram: Videogame X-box 360 com Kinect, data show e computadores com acesso a internet. O videogame utilizado como objeto mediador, estimulador de novas experiências e aprendizado se mostrou capaz de aliar o interesse dos alunos, à curiosidade conceitual, à experimentação do procedimento motor e o debate atitudinal em uma mesma vivência, sendo impulsionado pelo caráter lúdico.

Palavras-chave


Videogames, Ensino, Educação Física

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