Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A dinâmica entre a teoria e a prática da educação física no ensino fundamental no município de Maracanaú - Ceará
Raphaell Moreira Martins, Jose Ribamar Ferreira Junior, Maria Eleni Henrique da Silva, Suraya Cristina Darido

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


A Educação Física escolar historicamente separou a teoria da prática, em alguns momentos, privilegiando uma em detrimento da outra. A intenção desse estudo foi identificar a impressão dos professores acerca da dinâmica entre a teoria e a prática do ensino da Educação Física no Ensino Fundamental no município de Maracanaú-CE, tomando como referência o contexto da dissociação entre aulas teóricas e as aulas práticas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa de caráter descritivo. Os colaboradores foram 15 professores. As técnicas de coleta foram o questionário semiestruturado e os grupos de discussão colaborativos. A análise dos resultados foi realizada com base na técnica de análise temática. Quando os professores foram questionados, como ocorrem as aulas de Educação Física? 50% 1 aula teórica e 1 aula prática; 40% depende da turma; e 10% demanda do conteúdo. Esse mosaico demonstra que existem múltiplas possibilidades de acessar a Educação Física. Um resultado interessante e positivo foi identificar que os docentes consideram ambas as aulas como de suas preferências. Já quando foram perguntados sobre qual dimensão os alunos preferem? 100% dos alunos preferem somente as aulas práticas. Os estudantes ainda preferem em sua maioria as aulas práticas.

Palavras-chave


Metodologias de ensino; Formação de professores; Ensino Fundamental.

Referências


ANDRÉ M.; GATTI, B. Metodologias de pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
BETTI, M. Ensino de 1º e 2º graus: educação física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, 1992.
BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo. São Paulo, n. 3, p. Out., 1994.
BETTI, M. Sobre teoria e prática: manifesto pela redescoberta da educação física. Lecturas, Buenos Aires, ano 10, n. 91, dez., 2005.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Espirito Santo, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
CEARÁ. Conselho de Educação do Ceará. Resolução nº 412/2006. Dispõe sobre o tratamento a ser dado à educação física nos currículos das escolas de educação básica. Fortaleza, 2006.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, v.2 nº 1, p. 5-25, 2001.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan./mar. 2004.
DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DARIDO, S. C. Educação física na escola e as novas orientações para o ensino médio. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009.
DARIDO, S. C. Caderno de formação: formação de professores didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J. Educação Física Escolar: a difícil e incontrolável relação teoria e prática. Motrivivência, Ano XIX, n. 28, p. 27-37, jul. 2007.
GUIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Porto Alegre, Porto Editora, 1995.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógico do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
MARTINS, R. M.; SILVA, M. E. H. Educação Física Escolar territorial: a distância entre a sala de aula e a quadra no Ensino Médio nas escolas estaduais no município de Caucaia-Ce. The FIEP Bulletin, v. 85, p. 461-464, 2015.
MARTINS, R. M.; SILVA, A. J. F.; SILVA, M. E. H.; DARIDO, S. C. A dinâmica entre a teoria e a prática no ensino da Educação Física no ensino médio. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio. Anais, Mossoró-RN, 2016.
MATOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000. MATOS, J. A. B. A Educação Física na escola do vestibular: as possíveis implicações do ENEM. Movimento, v. 20, p. 819-840, 2014.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2013.
OLIVEIRA, A. A. B. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Educação Física/UEM, v. 8, nº 1. P. 21-27, 1997.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
SOARES, L. S. et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

Texto completo: docx