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Corpo, lúdico e lutas: um relato de experiência da educação física no ensino médio
Moaldecir Freire Domingos, Célio Fernando Rodrigues da Silva, Thales André Garcia Santos

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este recorte de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma possibilidade pedagógica sobre o conteúdo lutas no ensino médio, numa perspectiva lúdica. As lutas, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, tornam-se conteúdos para serem tematizados nas aulas de educação física, mas ainda há um preconceito sobre esse conteúdo ser desenvolvido na escola, uma vez que são associados à violência, à confusão, por exemplo. A abordagem fenomenológica nos permitiu perceber as lutas na escola como um fenômeno que pode ampliar a capacidade de perceber o corpo. Essa abordagem pedagógica também possibilita a experiência do lúdico, compreendido como a capacidade de lançar-se na incerteza e no mundo da imaginação. A partir das três aulas realizadas em uma escola pública, notou-se que essa abordagem pedagógica permitiu compreender as lutas como uma prática corporal interligada ao contexto social, promovendo respeitando e valorizando o outro, bem como a apropriação de movimentos através dos jogos criados junto com os estudantes, que ao final destas aumentaram seus saberes sobre as lutas. Por fim, percebe-se que a abordagem fenomenológica proporcionou uma experiência das lutas na escola para o reconhecimento desse conteúdo como saber relevante na formação dos estudantes.

Palavras-chave


Corpo; Lúdico; Lutas.

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