Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Formação inicial de profissionais de Educação Física: uma discussão sobre políticas públicas em esporte e lazer
Lucas Amon, Camila Ursulla, Glycia Melo

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


A formação do profissional de Educação Física tem avançado gradativamente nos últimos anos, havendo uma ampliação nas áreas de atuação, com um campo de trabalho extenso e diversificado. Ao reconhecermos a importância da viabilização de políticas públicas para efetivar os direitos instituídos ao esporte e ao lazer como práticas sociais de grande poder mobilizador em nossa sociedade, despertamos para refletir e discutir sobre políticas públicas em esporte e lazer na formação inicial. Diante disso, o estudo tem como objetivo investigar as matrizes curriculares dos cursos de Educação Física das Universidades públicas do estado do Rio Grande do Norte, analisando a presença de disciplinas que apresentem nas ementas a temática das políticas públicas de esporte e/ ou lazer. O estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, versou a análise dos documentos via online, no endereço eletrônico das instituições pesquisadas. Os resultados obtidos revelam que a formação dos cursos de Educação Física das instituições pesquisadas não abordam componentes curriculares que discutem sobre a temática, concluindo-se que a ausência da mesma e a não visibilidade desse nicho de mercado, apontam para a fragilidade da formação inicial.

Palavras-chave


Educação Física; currículo; políticas públicas; esporte; lazer.

Referências


ANTUNES, Alfredo César. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, Anhanguera, n. 10, p. 141-149, 2007.
BARROS, José Maria de Camargo. Educação Física na UNESP de Rio Claro: Bacharelado e Licenciatura. Motriz. v.1, p.71-80, 1995.
BARROS, José Maria de Camargo. Educação Física: Perspectivas e tendências na profissão. Motriz, Rio Claro, v.2, n.1, p.49-52, Junho, 1996.
BARROS, José Maria de Camargo. A preparação profissional continuada em educação física. Fórum Nacional dos Cursos de Formação Profissional em Educação Física no Brasil. Belo Horizonte, 17 a 19 de agosto, 2000.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física, Esporte e Lazer: reflexões nada aleatórias. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2013. 129 p.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira; DOURADO, Luiz Fernandes. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação e sociedade, Campinas, v.22, n. 75, p. 67-83, 2001.
FILIPPIS, André; MARCELLINO, Nelson Carvalho. Formação profissional em lazer, nos cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 03, p. 31-56, 2013.
ISAYAMA, Hélder Ferreira. Recreação e lazer como integrantes dos currículos dos cursos de graduação em Educação Física. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2002.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. A dicotomia teoria/prática na Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 7, n. 8, p. 73-78, 1995.
MASCARENHAS, Fernando. Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 155-182, 2005.
MEZZADRI, Fernando Marinho; SILVA, Marcelo Moraes. Desenvolvimento de um método para pesquisas em políticas públicas de esporte no Brasil: uma abordagem mista. In: MEZZADRI, F. M. (Org.). Políticas públicas e esporte. Várzea Paulista: Fontoura, 2014.
RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Formação inicial em Educação Física: uma nova epistemologia da prática docente. Porto Alegre, v. 14, n. 03, p. 185-207, setembro/dezembro de 2008.
STAREPRAVO, Fernando Augusto; SOUZA, Juliano; WANDERLEY, Marchi Junior. Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Uma Proposta Teórico-Metodológica de Análise Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 03, p. 233-251, 2011.
TOJAL, João Batista. Motricidade humana: o paradigma emergente. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
TUBINO, Manuel José Gomes. O que é esporte. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1993.
UERN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física – Campus Central. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2016.
UERN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Matriz curricular do curso de Bacharelado em Educação Física – Campus Central. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2016.
UERN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física – Campus Pau dos Ferros. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2016.
UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estrutura Curricular do curso de Licenciatura EaD em Educação Física – Campus Central. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2016.
UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estrutura Curricular do curso de Licenciatura em Educação Física – Campus Central. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2016.
UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estrutura Curricular do curso de Bacharelado em Educação Física – Campus Central. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2016.
WERNECK, Christianne Luce. Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Texto completo: docx