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O encantamento com o tablet: experiências em escolas públicas com a produção de narrativas em histórias em quadrinhos sobre os Jogos Olímpicos
Última alteração: 2016-10-04
Resumo
O referido texto é uma discussão sobre uma experiência pedagógica que emerge das ações de um programa de extensão que tematiza a formação de professores e professoras de educação física no diálogo com a cultura midiática, organizado pelo Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram realizados cinco encontros em três escolas públicas da Região Metropolitana de Natal (RMN). O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações estabelecidas pelas crianças diante da proposta de produção de narrativas, em histórias em quadrinhos, sobre os Jogos Olímpicos em ambientes escolares, bem como analisar o tablet em sua mobilização pelo encantamento. A metodologia utilizada para essa pesquisa é a descritiva de cunho qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante, fazendo uso de anotações de campo. Podemos argumentar que essa experiência demonstrou a potencialidade de pensar a produção de narrativas em ambiente escolar, evidenciando assim a necessidade de uma postura dialógica.
Palavras-chave
Histórias em Quadrinhos; Jogos Olímpicos; Narrativa.
Referências
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MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
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TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
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