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Indicadores para avaliação do estado nutricional e a prática de atividade física em alunos do projeto social Sesc Cidadão de Mossoró
Monalyse Dantas Carine

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


Os indicadores sobre o direito humano à alimentação adequada evidenciam os avanços do Brasil na superação do baixo peso infantil como um problema de saúde pública, no entanto alertam para o alto percentual de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes (DUMITH, 2010). De acordo com Nahas (2003), é válido ressaltar que o estilo de vida adotado pelo indivíduo refere-se a variados aspectos, entre eles destaca-se o estado nutricional. Atualmente, as crianças já começam a desenvolver hábitos alimentares não recomendados desde o início da infância, o que provoca diversas patologias, podendo ocasionar o aumento de peso. No entanto, por outro lado algumas crianças também não se alimentam como deveriam, assim perdem peso mais facilmente pela falta de nutrientes que não consomem. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar o estado nutricional de crianças que frequentam o Projeto Sesc Cidadão no município de Mossoró/RN para realizar um planejamento de atividades na área nutricional e de atividade física. A pesquisa de caráter descritivo realizada em maio deste ano, verificou o Índice de Massa Corpórea (IMC) de 77 alunos na faixa etária entre 8 e 15 anos. As medidas de peso e altura foram realizadas utilizando a balança welmy classe III W 110 H, Para a relação cintura-quadril utilizou-se uma fita métrica, verificando o risco que um indivíduo possui de sofrer doenças cardiovasculares, pois quanto maior a concentração da gordura abdominal, maior o risco de problemas como colesterol alto, diabetes, hipertensão e aterosclerose. Obteve-se os seguintes resultados: 44% das crianças avaliadas estão com baixo peso, 38% estão no seu estado normal, 13% com sobrepeso e 5% estão obesos. Com isso, conclui-se que o estado nutricional do grupo investigado está associado aos hábitos familiares e condições de subsistência devido à falta de orientação e conhecimentos referentes a qualidade dos alimentos escolhidos. Por isso incluímos uma melhor alimentação, como também a prática da educação física de forma recreativa e lúdica.
Palavras-chave: Estado nutricional, Educação Física, IMC.

Palavras-chave


Estado nutricional; Educação física; IMC

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