Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Composição coreográfica em dança: um relato de experiência de monitoria
Sabrina da Silva Neves, Nayara Katiúscia Rodrigues Gonçalves, Monalyse Carine Dantas da Silva, Glycia Melo de Oliveira Silva

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


O espaço escolar constitui um dos representativos interlocutores entre a dança e a sociedade, sendo vivenciada e/ou apreciada de diferentes formas. Este estudo tem como objetivo apresentar a experiência de monitoria vivenciada na III unidade da disciplina de Metodologia da Dança Escolar (UERN-Mossoró/RN), traçando reflexões sobre o ensino da dança no cenário escolar. Para tal, se fomentou sobre conhecimentos inerentes ao processo coreográfico. A experiência foi realizada com 33 alunos do quarto período do curso de licenciatura em educação física. Os resultados apresentados se encaminham em uma perspectiva de refletir o ensino da dança num constate exercício de percebê-la como linguagem sensível, educativa e formativa. Foi possível observar a interferência dos conteúdos como agregadores ao conhecimento produzido no corpo. A produção coreográfica permitiu a descoberta de possibilidades reveladas corporalmente. Foi do e no corpo que surgiram inusitados movimentos significantes à história daqueles que coletivamente deram vida à dança. A vivência com a composição coreográfica fez entender que a criação da coreografia compreende um processo constante de expressões de sentimentos, emoções e sensações. Além de ter se consolidado como um momento propiciador da compreensão de diferentes épocas, culturas e pessoas, conduzindo os alunos a serem produtores e apreciadores do conhecimento coreográfico.

Palavras-chave


dança;escola;composição coreográfica

Texto completo: docx