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O movimento na educação infantil: perspectivas em torno da formação inicial em educação física e pedagogia
rebeca micaelly silva

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar as matrizes curriculares do curso de licenciatura em Educação Física e Pedagogia da UERN/Mossoró, apontando as disciplinas que abordam o movimento na Educação Infantil. De natureza qualitativa, do tipo descritivo, o estudo versou sobre a análise dos documentos referentes às matrizes curriculares e suas ementas, acessadas via online no site institucional da UERN. Para análise dos dados elaboramos dois quadros separados, no quadro 1 as disciplinas relacionadas com o curso de Licenciatura em Educação física e o quadro 2 disciplinas relacionadas com o curso de Pedagogia, denotando as disciplinas obrigatórias e optativas. Nesse sentido, foi possível identificar o tema movimento em 7 disciplinas do curso de pedagogia e 6 do curso de Educação Física. Além disso, percebemos semelhança de conteúdo ao que concerne o sentido do movimento abordado entre as disciplinas oferecidas em ambos os cursos. Entretanto, entendemos que a profundidade do conteúdo, bem como o patamar quantitativo das disciplinas merece uma reavaliação, uma vez que trata-se da formação de profissionais que atuarão diretamente como formadores das crianças na Educação Infantil.
Palavras-Chave: Movimento, Educação infantil, Educação Física, Pedagogia, Formação Inicial.

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