Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Mesclar lazer com cultura corporal: uma experiência de extensão na UnB
pedro osmar flores de noronha figueiredo, Rebeca Brito Saminez, Daiane Conceição de Jesus, Marcela Miranda Vitelli, Gabriel Henrique Matta dos Anjos

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Introdução: Entre a simbólica conquista do acesso ao Ensino superior, historicamente restrito aos filhos da classe trabalhadora, a meritocracia é a régua de medida. Sob os parâmetros do produtivismo, o estudante busca a permanência nesse novo universo, através da aceitação e incorporando esse novo modo de ser. A busca por um sentido mais amplo no tempo livre das obrigações acadêmicas é tratada como supérflua, pormenorizada (PADILHA, 2006; MASCARENHAS, 2004). Objetivos: O Projeto MESCLAR Lazer e Cultura Corporal é uma iniciativa acadêmica que visa a problematização da relação entre o Lazer e a Cultura Corporal como objeto de construção do conhecimento e de intervenção social conjugada à experiência estética e a práticas lúdicas, educativas, artísticas e esportivas. Metodologia: A organização se dá através de: Reuniões Pedagógicas para planejamento participativo, formação e avaliação formativa; Intervenções; Eventos; Sistematização e Registro. Os alunos se organizam a partir de duas lógicas: (1) nuclear/tribos (a) circo, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas e diversificadas, jogos e brincadeiras populares; (b) Música, Dança, artes cênicas; (c) Texto, mídias digitais, fotografia e audiovisual, artes manuais e plásticas e (2) circular/grupo de trabalho na organização do trabalho pedagógico e da prática pedagógica no âmbito do lazer. A pesquisa apresentada, consiste em observar, sistematizar o planejamento e as reflexões acerca das atividades desenvolvidas. Resultados: Os depoimentos mostraram que os tempos e espaços foram ressignificados, tais como as intervenções que ocorreram na FEF-¬UnB. Houve grande acolhimento da comunidade com essa proposta, materializada pelos convites de intercâmbio: intervenções na aula magna da UnB; e na Aula Pública Coletiva Teatro em Movimento: A luta pela democracia na UnB, e em oficinas interativas no ENEL (Letras), na organização de Painel cultural Brasil-¬Portugal. Conclusão: Dialogar com os interesses culturais dos estudantes e fomentar ações que permitam ampliar seus conhecimentos e perspectivas são caminhos para dotar de novos sentidos e significados à formação inicial de jovens que chegam ao Ensino Superior.

Palavras-chave


lazer, cultura corporal, juventude, universidade, extensão

Referências


MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço. São Paulo: Hucitec: Unesp, 1998.
MARCASSA, Luciana. A invenção do Lazer: Educação, Cultura e Tempo Livre na cidade de São Paulo (1888-1935). Dissertação de Mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2002.
MASCARENHAS, F. Lazer como prática de liberdade. 2ª ed. Goiânia: Ed. UFG, 2004.
MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
MASCARENHAS, F. Outro lazer é possível! Desafio para o esporte e lazer
MASCARENHAS, F. Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política. In: Dulce Maria F. de A. Suassuna; Aldo Antonio de Azevedo. (Org.). Política e lazer: interfaces e perspectiva. 1 ed. Brasília: Thesauros, 2007, v. , p. 181-210.
PADILHA, V. Shopping Center: A Catedral das Mercadorias e do Lazer Reificado. São Paulo: Ed. Boi Tempo, 2006b.
PADILHA, V. Tempo livre e capitalismo: um par imperfeito. Campinas, SP: Alínea, 2000.

Texto completo: docx