Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
A aplicação do programa mais educação na escola municipal professor Luiz Maranhão Filho no município de natal/RN no ano 2016.
Regiane Carla Medeiros Araujo, Gutemberg José Pereira de Brito Neto, Marcilene Felix da Silva, MÁRNIA MARINA DA COSTA BARBOSA BARBOSA, TEREZINHADE MORAIS SOUZA

Última alteração: 2016-09-30

Resumo


Este estudo tem como pesquisa conhecer o desenvolvimento do Programa Mais Educação, e tem o objetivo de analisar o programa Mais Educação na Escola Municipal Prof. Luiz Maranhão Filho, é um programa desenvolvido pela da esfera Federal, fiscalizado pela Secretaria Municipal da Cidade de Natal/RN. O presente trabalho tem como justificativa conhecer o desenvolvimento e a aplicação do Programa Mais educação na Rede Municipal, na perspectiva de aprofundar conhecimentos sobre a Identificação e a aplicação do programa mais educação na Escola Municipal Prof. Luiz Maranhão Filho no Município de Natal/RN; Observação às práticas de esporte e de lazer no Programa Mais Educação na Escola; e os apontamentos das possíveis necessidades de melhoria no Programa Mais Educação. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo que teve o seu aspecto descritivo, através de entrevistas com observações e registros, e o levantamento das atribuições e questionamentos aos responsáveis e coletas de dados por entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados quanto aos espaços foram: alunos em desenvolvimento corporal e intelectuais; Falta de espaço físico para a prática de esporte e lazer, como o resgate dos jovens em estado de vulnerabilidade social. Conclui-se que é preciso, valorizar e incentivar os profissionais que executam o Programa Mais Educação na Escola, com materiais adaptados e pessoas qualificadas.

Palavras-chave


Palavras-chave: Programa, Educação, Rede Municipal, Esporte, Lazer

Referências


ESPORTE E LAZER; serie Cadernos pedagógicos – caderno - 4 ; PDE/Programa Mais Educação.
Pesquisa em portal do Mec.gov.br .Disponível em 01 de Agosto de 2016. Site: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao.
PINTO, Leila M. S. de M. Vivência lúdica no lazer: análise de jogos, brinquedos e brincadeiras. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e cultura. Campinas: Papirus, 2008.
PINTO, Leila Mirtes S. de M. Apresentação. In: OLIVEIRA, Amauri A. B. e PIMENTEL, Giuliano G. de A. (Orgs.). Recreio nas férias: reconhecimento do direito ao lazer. Maringá: EDUEM, 2009.
PINTO, LEILA M. S. M. Sentidos e significados de tempo de lazer na atualidade: estudo com jovens belo-horizontinos. 2004. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

Texto completo: docx