Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Construindo histórias em quadrinhos nas aulas de Educação Física
Maria do Carmo dos Santos, Rayanne Luiza Quirino

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Ao construirmos os desenhos em quadrinhos encontramos diversas possibilidades de elaborar e sistematizar conhecimento. Em nossa experiência acadêmica constatamos ser possível abordar os conteúdos da Educação Física explorando diversos temas de interesse social. Entendemos que a prática de caráter lúdico estimula nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura e, neste contexto, são afloradas práticas visando melhorar no entendimento e na interpretação de texto, como também na escrita. Numa perspectiva interdisciplinar este projeto nasce com base na seguinte problematização: conteúdos da Educação Física quando tematizados em histórias em quadrinho contribuem para o aprendizado da leitura e da escrita dos alunos na escola. Estas constatações provocaram reflexões que formataram este estudo, o qual tem por objetivo analisar como os conteúdos da Educação Física, numa perspectiva da educação para e pelo o lazer, ao serem tematizados em histórias em quadrinhos, contribui para o aprendizado da leitura e da escrita dos alunos na escola. Nesta intencionalidade optamos por uma base metodológica de cunho qualitativo, ou seja: para realizarmos as intervenções os pressupostos da proposição crítico-superadora orientaram cada situação de ensino. Como bases investigativas adotaram os princípios da pesquisa-ação e os conceitos-chave etnometodológicos. O universo e os atores de pesquisa se constituíram por duas turmas do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Timbi em Camaragibe-PE. A construção das histórias em quadrinhos no formato de gibis foi inspirada pelos conteúdos da Educação Física os quais são tratados pedagogicamente nas aulas. Os resultados tornam-se evidentes e deles podemos afirmar que esta estratégia metodológica nas aulas de Educação Física constitui num espaço político-educativo para que os alunos possam vivenciar, na escola, práticas de lazer ao garantir os fundamentos de práticas de lazer como ludicidade, territorialidade, emancipação, socialização em unidade teórico-prática. Prática que assegure a alteração da relação de poder, o trato do conhecimento e as formas de comunicação e linguagem. Também constatamos que a construção de histórias em quadrinhos localiza-se no imaginário dos alunos como uma prática de lazer. Esse é um dado importante para contribuir com o debate por e com diferentes áreas do conhecimento. Sem dúvida, são resultados significativos com a leitura e a escrita como fonte motivadora de conhecimento. Pois, esta a construção de histórias em quadrinhos nas aulas tem colaborado para melhorar a leitura e a escrita dos alunos.

Palavras-chave


Educação Física, Lazer, Histórias em Quadrinhos, Escrita, Leitura.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez, São Paulo, 1992.

EISNER, Will. Narrativas gráficas: princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. Tradução de Leandro Luigi. 2ª. Ed – São Paulo: Devir, 2008.

FOGAÇA, A.G.A. A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores competentes. Revista do Programa de Educação Corporativa, v.3, n.1, p.121-131. 2002/2003.

FRANÇA, D. L. A. A Prática docente expressiva com ludicidade: Um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública. 2008. 147 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em educação mestrado em educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 2 edições. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

IANNONE, L.R.; IANNONE, R.A. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo:

Moderna, 1994.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues De Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em

quadrinhos. In: Gêneros textuais e ensino. 5 eds. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 194-207.

2007.

Texto completo: docx