Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Práticas Corporais na Educação Infantil: Experimentações de uma Educação Para e Pelo Lazer a partir do Mundo Animal
Madson Rubens Calixto, Tereza Luiza de França, Celymara Suelen dos Santos, Dayrton Barbora Medeiros Ribeiro

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


As práticas corporais no universo da educação infantil estimulam a percepção do corpo da criança pequena nos sentidos, emoções e relações consigo, seus pares e o mundo em sua volta. Ávidas por movimentos e por movimentarem-se, essas crianças exploram suas imaginações à medida que são estimuladas a refletir, criar, elaborar e expressar gestos de diferentes grandezas. Neste estudo, optamos por explorar as gestualidades do mundo animal na busca de despertar o interesse das crianças pelo que constitui a natureza e suas diferentes facetas, aqui escolhemos a fauna para ser a referência da movimentação corporal. Definimos por objetivo analisar como as práticas corporais contribuem para (re) significação o universo da educação infantil numa perspectiva da educação para e pelo lazer a partir da gestualidade de diferentes espécies da fauna brasileira. O universo investigativo e/ou de intervenção o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas, creche pública de parceria firmada entre a Prefeitura da Cidade do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco. Os atores da pesquisa são crianças de 5 anos moradoras dos bairros circunvizinhos. A base metodológica do estudo delimita-se por três abordagens: a pesquisa-ação, a etnometodologia e a proposição crítico-superadora. Foram realizados em ciclos que se retroalimentaram com a observação participante, o planejamento participativo, a construção coletiva de vivências e a exposição do processo numa exposição científica – a ExpoNIEL. Como resultados destacamos que o planejamento participativo com as crianças e professoras da creche possibilitou realizar momentos criativos e de descobertas pela expressividade corporal de forma bem significativa, em que as crianças interagiram entre si conversando e se ajudando durante as atividades. A base para a realização de todo processo foram os fundamentos do lazer, a saber: ludicidade, dialogicidade, participação, escolha, criatividade, sensibilidade. Esta pesquisa, a partir da leitura de seus dados com base nos conceitos chave etnometodológicos – realização e prática, reflexividade, dialogicidade, promoveu abranger conhecimentos sobre as variedades dos animais e despertar a criatividade durante a aula e também como tarefa para o final de semana junto aos pais das crianças. Por fim, ressaltamos o quão enriquecedor foi à realização desse trabalho, que resultou numa rica experiência acadêmica – ensino-pesquisa-extensão, em dialética universidade-escola com elementos integradores para consolidar a profissão com mais valores e significados.

Palavras-chave


Práticas Corporais, Educação pela e pelo lazer, Criança, Fauna, Educação Infantil.

Referências


Dallabona, Sandra Regina, and Sueli Maria Schimit MENDES. "O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar." Revista de divulgação técnico-científica do ICPG 1.4 (2004): 107-112.

Pimentel, Alessandra. "A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural." Psicologia da educação 26 (2008): 109-133.

Kishimoto, Tizuko Morchida. "O jogo, a criança e a educação." São Paulo: USP,(Tese de Livre-Docência.)(1992a) Jogos Tradicionais Infantis do Brasil 1 (1992).

Texto completo: docx