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Práticas de lazer e a participação popular: recreação com crianças que freqüentam o parque treze de maio.
Agnes Lanna Cavalcante, Adrielly Karla Paula

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Na cidade do Recife, universo dos rios e das pontes históricas, existe parques que se constituem em espaços culturais e privilegiados para as práticas de lazer com a participação popular. Estes são fontes de pesquisas e intervenções gestadas no e do movimento da realidade, pois têm espaços e equipamentos para a recreação com crianças e adultos que estimulam situações lúdicas e prazerosas. Em alguns se torna possível sistematizar práticas de lazer de cunho pedagógico-cultural repensando seus fundamentos no sentido de garantir a socialização, a integração, a humanização, as descobertas e as mais diferentes formas de expressão da subjetividade humana. Nestes universos de flora, fauna e cores realizamos intervenções recreativas com crianças com o objetivo de vivenciar jogos e brincadeiras infantis alimentando o acervo de práticas de lazer na vida cotidiana dos participantes. Neste trabalho temos por objetivo relatar as experiências vividas no tradicional Parque Treze de Maio, que se caracterizam como estimulantes da liberdade de expressão corporal como forma de divertimento. Metodologicamente, propomos práticas recreativas e no parque convidamos as crianças a participar daquele momento de diversão. Para esta proposta realizamos uma pesquisa bibliográfica/documental que abordavam a importância das práticas de lazer no dia a dia das crianças; visitamos o local de intervenção para orientar as possibilidades das atividades a propor. E observamos o movimento/presença das crianças para saber qual a faixa etária que geralmente frequentam aquele parque. Além da proposta, conversamos com as mesmas expondo o nosso objetivo da ação. Explicamos que a intenção é vivenciar com todas as crianças presentes práticas de lazer através de atividades recreativas, desfrutando do seu tempo com atividades lúdicas como jogos e brincadeiras. A partir desse contato inicial pedimos sugestões levando em conta o conhecem e gostam de brincar, para assim transformar aquele tempo em atividades prazerosas. Com essa experiência com práticas concluímos que o lazer é significativo para qualquer idade, especialmente na infância, por ser uma fase da vida que ainda permite escolhas, sugestões, decisões com mais participação.
Palavras-chave: Lazer, Participação Popular, Espaços Públicos.

Palavras-chave


Lazer, Participação Popular, Espaços Públicos

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