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Práticas de Lazer no PIBID: Mudando a Rotina Escolar
Deyvson Felipe Souza

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Integramos um grupo de estudos e pesquisas interdisciplinar no campo do lazer, NIEL-UFPE, o qual aprovou no Programa PIBID-CAPES um Subprojeto Educação Física Campus-RE. Garantindo em suas ações a unidade ensino-pesquisa-extensão tem como meta realizarmos intervenções alimentadas pela pesquisa com foco no caráter docente, as quais são estruturadas pelos estudantes-pesquisadores do referido laboratório em parceria com os atores, alunos, professores e gestores, da Escola Estadual Timbi em Camaragibe-PE. Tomamos por base os estudos socio-histórico-político-culturais da Educação Física Escolar e do Lazer, numa perspectiva interdisciplinar, para ser possível consolidar situações didáticas da cultura corporal como linguagens organizadas e pesquisadas com ciclos de saberes. Os princípios valorativos, solidários, coletivos e cooperativos constituem a base reflexiva para nossas intervenções e pesquisas junto ao coletivo. Orientados pelo objetivo geral: identificar nas aulas de Educação Física com práticas lúdicas em diálogos, como os conteúdos da cultura corporal estão presentes de diferentes possibilidades para construir práticas de lazer com a escola e a comunicada em geral. Numa abordagem crítico-superadora, norteada pela da pesquisa-ação e etnometodologia, as práticas se materializaram com diálogos resultantes do pensamento complexo que educação, esporte e o lazer, se reconhecem como dimensão da formação social. É neste formato, que o projeto de intervenção e pesquisa incorporam ações integradoras universidade/comunidade escolar numa relação de troca, descobertas e complementação de saberes. Esta base metodológica indicou como instrumentos a entrevista narrativa, a observação participante e as ações organizadas e vivenciadas junto a toda comunidade escolar. Este trabalho apresenta os resultados de dois anos que apontam para uma efetiva e considerável contribuição socio-pedagógica que aponta indícios e evidenciam a relevância da escola assumir em seu universo de disciplinas abordagens de cunho multi e interdisciplinar. Portanto, reafirmamos com esta intervenção/pesquisa realizamos ações que potencializaram situações de ensino-aprendizagem com diversas expressões de práticas de esporte e de lazer com amplo poder de socializar e difundir a produção de conhecimento no interior da escola n tocante ao fomento de ações educativas.

Palavras-chave


Escola, Lazer, PIBID

Referências


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