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Incluir e Crescer: Possibilidade de inclusão de pessoas com deficiência
Gustavo Andre Pereira de Brito

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


O Projeto Incluir e Crescer é baseado nos princípios que norteiam e caracterizam um Centro de Convivência para pessoas com deficiência que, diferentemente de clínica, residência, moradia protegida, abrigo, asilo ou escola especializada é um espaço que proporciona lazer e aprendizado para os atendidos, ampliando suas habilidades e seus conhecimentos, promovendo sua forma de pensar, seu equilíbrio, sua forma de expressar sentimentos, com reflexos positivos na coordenação motora, cumprimento de regras, disciplina, autonomia, autoconfiança, autoestima e independência. O Projeto atende cerca de 60 pessoas com deficiência intelectual, com idade a partir de 14 anos, que frequentam ou não escolas de ensino regular ou outros espaços que desenvolvam atividades voltadas para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e sócio afetivo, favorecendo a inclusão social e seu aprendizado. O Incluir e Crescer tem como objetivo proporcionar às pessoas com deficiência, seus familiares e comunidade geral, um espaço que ofereça atividades voltadas para desenvolver capacidades nas áreas educativa, cognitiva, afetiva e ocupacional, além de possibilidades de participar de atividades de lazer, fundamentadas na filosofia da inclusão social. Metodologicamente o Incluir e Crescer desenvolve oficinas diariamente, no período da tarde, iniciando sempre com uma Roda Interativa, na qual, os participantes trocam ideias, socializam, discutem assuntos da atualidade e são orientados sobre as atividades que serão trabalhadas durante o dia. Na sequência são encaminhados para a primeira oficina, em seguida pausa para o lanche e logo são encaminhados para as duas últimas oficinas, ocorrendo um rodízio entre os participantes de forma que todos participem das oficinas oferecidas durante o dia, essas oficinas são de arte, informática, música, construção de brinquedos populares, dança, terapia ocupacional, desenvolvimento pessoal, fotografia, entre outras, além de atividades de lazer, como: colônia de férias, passeios e apresentações culturais. A avaliação e acompanhamento do projeto, ocorre mensalmente com a reunião da equipe executora e a coordenação além de ter reuniões com os familiares dos usuários a cada semestre. Os primeiros dados da pesquisa têm mostrado que o projeto tem proporcionado aos usuários com deficiência um aprendizado socioeducativo, contribuindo na melhoria das condições física, intelectual e emocional dos participantes.

Palavras-chave


Palavras-chave: Projeto, Inclusão social, Deficiência intelectual, Aprendizado, Socialização.

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