Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

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Análise dos fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo
camila fernanda pena pereira, Samara Rubia Silva

Última alteração: 2016-09-27

Resumo


O presente trabalho consiste em verificar se existe coerência entre o que é proposto enquanto fundamento pedagógico do Programa Segundo Tempo (PST) e seus respectivos métodos avaliativos. Desse modo, o trabalho objetiva analisar a organização e o desenvolvimento pedagógico do esporte no PST e verificar sua adequação com os parâmetros avaliativos declarados no mesmo. Nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de base bibliográfica. Como conclusões gerais, vimos que a obra em análise não nos oferece referências de como podemos avaliar progressivamente nossos alunos, com que frequência, com quais critérios e nos relata o fato de que a avaliação precisa dá conta de todas as dimensões do indivíduo (social, cognitiva, tática, técnica), reforçando a ideia de que o Programa precisa formar o cidadão crítico, porém não nos expõe a conceituação do que é ser esse sujeito crítico. Enfim, buscamos também apontar os elementos propostos pelo Programa e apresentamos outros instrumentos avaliativos, que o professor pode utilizar como referência para mensurar os aprendizados referentes ao ensino do esporte, visando minimizar as fragilidades encontradas e qualificar a intervenção pedagógica.

Palavras-chave


-Avaliação, Programa Segundo Tempo, organização, desenvolvimento pedagógico-

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