Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Relato técnico de vivencia em campina grande/PB no maior são João do mundo.
joseane santos Lino, Regiane Carla Medeiros de ARAÚJO, Regiane Carla Medeiros de ARAÚJO, Emmanuel Felipe de Andrade Gameleira, Emmanuel Felipe de Andrade Gameleira

Última alteração: 2016-10-21

Resumo


Este artigo contém relatos de vivência, realizado numa aula de campo que faz parte, das atividades previstas para a disciplina Festa e Ludicidade. A viagem ocorreu nos dias 01 e 02 de Junho de 2016, e teve como destino a cidade de Campina Grande-PB. No entanto, teve como objeto de estudo, conhecer a cidade, a secretaria de esporte e Cultura do estado, observar e vivenciar a festa junina intitulada “O maior São João do mundo” que acontece todo ano no mês de junho. Sendo assim, poder entender como se constitui as festas juninas tradicionais; E que vem se modificando e tomando outras dimensões e expectativas a cada ano, até chegar num megaevento. Campina Grande é um município brasileiro do estado da Paraíba, com população de aproximadamente 400 mil habitantes em 2015; e que esta localizada a 12 km de João Pessoa. No primeiro dia, fomos à secretaria de Esporte e Cultura de Campina Grande, onde tivemos a oportunidade de conhecer o secretário Walter de Araújo. Relatando um pouco da festa no parque do povo, local onde aconteceram todos os seguimentos que rege essa grande festa, podemos aqui falar de algo bem importante, onde foi possível observar; que diferentes de muitas cidades, o São João de Campina Grande, é realmente uma festa para todos; pois não precisa de nenhum valor, para que as pessoas possam estar em meio de tanta festa; sendo toda extensão do parque, preparado com muita dedicação por todos que valorizam a sua cidade. É nessa coletividade, nessa mistura de diferentes níveis sociais, que foi possível contextualizarmos a festa. As reflexões que norteiam este artigo são resultados de um trabalho em aula de campo, de aspecto descritivo, baseada na observação participante, realizada em Campina Grande na Paraíba, em que foi estudado os festejos juninos; Portanto utilizamos como instrumento de pesquisa entrevistas semiaberta na secretaria de Esporte e cultura, onde entrevistamos o secretário Walter, e foi possível conhecer através de relato, toda trajetória dessa grande festa e como ela se modificou nos últimos anos, buscando saber como se constitui as relações sociais neste meio festivo.

Palavras-chave


Festa, Sujeito, Cultura, tradição, festejo

Referências


__________CARVALHO, J.JORGE. Espetacularização e Canibalização das culturas populares na América Latina
CORDEIRO, Cléa administradora do memorial do maior São João do Mundo. http://glo.bo/28RhpWs.Acesso em 27 de Agosto de 2016. No site: www.paraibatotal.com.br/noticias/10/11/12/12004-campina-grande-celebra-seus-150-anos-de-emancipação-politica-neste-sabado.
CAILLOIS, Roger. DURKHEIM, Emile. Les formes élémentaires da la vie réligieuse. Paris, PUF, 1968.
L’Homme et le sacré. Paris, Gallimard, 1950.
MAUSS, Marcel & HUBERT, Henry. “Essai sur la nature et la fonction du sacrifice” In: MAUSS, Marcel. Oeuvres. Paris, Editions de Minuit, 1968.
MAFFESOLI, Michel. A sombra de Dionísio — Contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro, Graal, 1985.

Texto completo: docx