Visão Geral

Democracia e Emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América Latina

Segundo o diagnóstico do sociólogo Zygmunt Bauman, um dos (d)efeitos da globalização atual é a radical separação entre o capital e a política ou, o que dá no mesmo, a completa subsunção da política, ainda marcadamente local, às regras de uma economia com poderes extraterritoriais. Como consequência, as pressões do mercado neoliberal estão substituindo a legislação política ao mesmo tempo em que a esfera pública está sendo colonizada (e desregulamentada) pela privada. É nesse contexto, em que a substância normativa das ordens institucionais democráticas é esvaziada, que o sociólogo no incita a construir uma nova agenda pública da Emancipação para conter o avanço daqueles (d)efeitos da globalização na América Latina e discutir os desafios que eles apresentam à Educação Física e às Ciências do Esporte. Tais desafios encontram-se materializados, por exemplo, em propostas como as de gestão por Organizações Sociais (OS) na saúde e educação, na militarização das escolas públicas, desqualificação e aligeiramento da produção do conhecimento e diversas ameaças aos direitos constitucionais de acesso à saúde, à educação, ao esporte e ao lazer. Além disso, neste momento o campo é chamado a refletir a respeito das transformações em curso nos currículos da educação básica, sobre as DCN’s da Educação Física e sobre os caminhos da pós-graduação apontados pelas políticas da CAPES e da Área 21, questões específicas as quais estão também permeadas pela conjuntura política geral e que merecem reflexões contextualizadas pelas pautas políticas atuais da América Latina.


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