Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA: DIAGNÓSTICO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO MÉDIO.
Marianna Santos Gonçalves Ferreira

Última alteração: 2018-09-22

Resumo


Introdução: A Educação Física Escolar é um componente obrigatório, necessário e com várias vertentes de conteúdo de ensino para a educação básica, sendo eles jogos, brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, etc. (BRASIL, 1998). Estes pressupostos de diversificações de conteúdos têm seu vínculo com a cultura corporal de movimento, que limita-se na maioria das vezes à concepção esportivista, restringindo os conteúdos das aulas aos esportes mais tradicionais, como, por exemplo, basquete, vôlei e futebol. Objetivo: Sendo assim neste trabalho buscamos diagnosticar como estão sendo trabalhados os conteúdos nas aulas de educação física em uma escola de ensino médio na cidade de Rio Branco – Acre. Metodologia: Para a construção deste trabalho foi utilizado a pesquisa descritiva de cunho quantitativo. Este trabalho foi desenvolvido com base em dados coletados a partir de uma pesquisa aplicada na Escola de Ensino Médio Professor Sebastião Pedrosa, localizada na cidade de Rio Branco –Acre. A amostra foi de 461 alunos que preencheram os questionários de perguntas abertas e fechadas, sendo 216 alunos do 1º ano, 146 alunos do 2º ano e 99 alunos do 3º ano, das turmas participantes. Análise e Discussão dos Dados: A partir dos dados coletados foi possível diagnosticar que o esporte é uma hegemonia nos conteúdos abordados nas aulas de Educação Física na escola pesquisada, na qual obteve o com maior percentual de aplicabilidade nas aulas no 1º ano, 2º ano e 3º ano, conseguinte os jogos, danças, as ginásticas e as lutas tiveram os menores percentuais, levando-nos a entender que são trabalhados com menos frequência nas aulas de Educação Física. Considerações Finais: Nessa perspectiva, conclui-se que os conteúdos citados nesta pesquisa não estão sendo trabalhados em sua totalidade na escola pesquisada, a partir disto, os professores de Educação Física, tem o desafio de proporcionar o desenvolvimento de novas possibilidades de conteúdos da área da Educação Física com intuito de trabalha-los e oferecê-los, de forma que contemplem uma dimensão mais contextualizada e relacionada com a realidade, para que o aluno entenda esses conteúdos no seu contexto de vida.

Texto completo: PDF