Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

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SIGNIFICAÇÕES DO CORPO NA ESCOLA
Raiana de Oliveira Almeida, Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Lívia Maria Neves Bentes

Última alteração: 2018-09-22

Resumo


Esta pesquisa objetivou compreender as significações construídas sobre e pelo corpo junto aos alunos da escola básica. Recorreu-se a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado de Moreira, Simões e Porto (2005) para coleta e análise dos dados: Relato Ingênuo, Identificação de Atitudes e Interpretação. Os sujeitos da pesquisa foram 12 alunos do 6º ano da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. O que significa a palavra corpo para você foi a pergunta geradora. Identificamos quatro unidades de significado: corpo biológico; corpo reprodutor; movimento; morada da alma. Referente ao corpo biológico, Rodrigues (2008) ressalta que ao restringir o corpo à anatomia e à fisiologia, a Educação Física contribui para o reforço e perpetuação de uma racionalidade instrumental que limita tanto a concepção, como as próprias possibilidades de experimentações do corpo. Sobre o corpo reprodutor Louro (2000, p. 5) assinala que a imutabilidade e a cristalização de alguns setores da sociedade vêm sofrendo fortes abalos em sua estrutura, inclusive “implodem noções tradicionais de tempo, de espaço, de ‘realidade’; subvertem as formas de gerar, de nascer, de crescer, de amar ou de morrer”. Quanto ao corpo como movimento é fundamental entender que tal relação não se trata simplesmente de usar o corpo como um instrumento para realizar determinada ação, mas sim de “enfatizar a vivência do corpo em movimento como campo criador de sentidos” (NÓBREGA, 2005, p. 607). O corpo como morada da alma remete à compreensão de corpo mais difundida na cultura ocidental: como instrumento da alma. Esta concepção se mostra, ao longo da história, como uma submissão conceitual ao dualismo psicofísico que divide o ser humano entre o material e o imaterial (COSTA, 2011). Os resultados nos levou a inferir que as significações atribuídas ao corpo permanecem fortemente atreladas a uma visão utilitarista, instrumental e fragmentada. Defendemos a corporeidade como o elo a ser trabalhado na escola com o intuito de restituir a concepção de unidade corpórea e manifestação de nossa existência.

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