Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

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DE OLHO NAS SÉRIES O Lazer dos Estudantes do IFTO
Rebeca Santos Rodrigues, Kemily Borges Tranqueira Lima, Luzigleidson Carneiro de Sousa, Khellen Cristina Correia

Última alteração: 2018-09-18

Resumo


INTRODUÇÃO. O presente trabalho de pesquisa foi proposto na disciplina de Recreação e Lazer, do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.Com o surgimento de novas tecnologias e a midiatização da sociedade o processo de construção dos jovens como sujeitos tem sido alterado, até mesmo as formas de lazer escolhidas pelos jovens. As suas formas de se relacionarem com mundo passa pela mídia e as novas tecnologias, inclusive no lazer (Miranda et al., 2014). Conforme Dumazedier (1976), “O lazer é um conjunto de ocupações que o indivíduo entrega-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se, ou para desenvolver sua informação / formação desinteressada. As práticas de lazer acontecem após desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais, portanto são voluntárias e livres, nelas o homem exercem sua capacidade criadora” (Apud de Souza e Arantes, 2012). Os serviços de streaming tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, tomando por base a Netflix que passou de 22 milhões de assinantes em 2011 para 130 milhões em 2018. Apesar de seu conteúdo não ser somente de séries (nosso tema) Silva (2014) afirma que existe uma cultura das séries. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre lazer e mídias, a partir do olhar dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Administração do Instituto Federal do Estado do Tocantins - Campus Palmas. OBJETIVOS. OBJETIVO GERAL. Descrever a afinidade entre assistir séries (séries televisivas) e o tempo de lazer dos alunos do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Administração do Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas. OBJETIVO ESPECÍFICO. Identificar a importância das séries televisivas no tempo de lazer dos alunos Curso Técnico de Administração do Instituto Federa do Tocantins Campus Palmas. Identificar a preferência em sair com a família ou ficar em casa assistindo Séries. Identificar os tipos de séries preferidos pelos estudantes. METODOLOGIA. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo realizadas entrevistas com 42 estudantes de ensino médio, do curso técnico em administração, buscando identificar suas preferências de lazer, e seus gostos em relação as séries. Obtivemos dados que explicitam o quantitativo de jovens que assistem séries, a influência que as séries possuem com relação ao seu meio social, bem como o tempo escolhido ou utilizado para usufruir destas plataformas. Por ser de caráter atrativo universal, deve-se observar e se atentar as novas tendências globais, para melhor entender um dos fenômenos que vem influenciando os estudos do lazer, e as tecnologias e mídias fazem parte deste universo. As séries de plataformas são programas que envolvem uma continuidade de narração, desenvolvendo a história ao longo de diferentes capítulos, que são subdivididos em temporadas, e em cada temporada há em média 22 episódios de 20 a 40 minutos cada. Assim entendemos que assistir séries é uma prática de lazer que acontece após o desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais, portanto são voluntárias e livres, nelas os sujeitos exercem sua capacidade criativa. RESULTADOS. Como resultado deste universo: jovem do IFTO, lazer e mídias, encontramos que a grande maioria dos estudantes preferem ficar em casa assistindo séries em plataformas de mídia; encontramos como resultado que 88,1% dos estudantes optam assistir séries em como experiência de lazer. Já em relação ao seu meio social 50% dos alunos preferem ficar em casa assistindo séries em vez de sair com familiares ou amigos. Devido os horários de estudos, 54,1% preferem assistir séries durante os fins de semana e 37,8% dos jovens passam cerca de 4h semanais, porém, 21,6% passam mais de 10h assistindo. Fizemos o questionamento, se trabalhassem 15 horas diárias avaliando séries, seria considerado um trabalho excessivo ou um prazer, e 59,5% afirmaram que seria considerado algo prazeroso para eles. As séries norte-americanas são as mais vistas e com base nesta informação surgiu o interesse em sabermos quais os conteúdos de séries mais assistidos pelos alunos. Nas pesquisa foram sugeridos os seguintes gêneros: heróis, investigação, comédia, sobrenatural, medievais, animes e outros. Sendo os mais votados, investigação 62,2%, sobrenatural 56,8%, comédia 51,4%. Percebemos então que as séries é uma vivência de lazer muito apreciada pelos jovens. Porém não só jovens, hoje em dia crianças e adultos também aderiram esta experiência de lazer. CONCLUSÃO. Concluímos a necessidade de conscientização destes jovens para assistir às séries sem desprezar os vínculos familiares e sociais, também desfrutar de outros interesses do lazer que sua cidade tem a oferecer, buscando interações que versem políticas públicas capazes de tornar o lazer de assistir séries um hábito mais saudável e não algo viciante. E por fim, a necessidade de provocar no ambiente de discussão sobre os dados deste estudo, a busca por um processo de educação para o lazer. REFERÊNCIAS. DE SOUZA, Paulo Santos; ARANTES, Milna Martins. O que é lazer?. Anuário de Produções Acadêmico-científicas dos discentes da Faculdade Araguaia, v. 1, n. 1, 2012; MIRANDA, Luciana Lobo; DE SOUZA FILHO, José Alves; SANTIAGO, Maité Vicente. A relação lazer e mídia entre adolescentes e jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE. Psicologia Argumento, v. 32, 2017; SILVA, Marcel Vieira Barreto. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia, v. 27, p. 241-252, 2014; The Statistics Portal: Number of Netflix streaming subscribers worldwide from 3rd quarter 2011 to 2nd quarter 2018 (in millions). Disponivel em: https://www.statista.com/statistics/250934/quarterly-number-of-netflix-streaming-subscribers-worldwide/ Acesso em: 20 de agosto de 2018. PALAVRAS- CHAVE: Jovens, Lazer, Mídias.

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