Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

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AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Josué André Moura, Natália Pereira Dantas, João Jacó de Oliveira de Barros

Última alteração: 2018-10-25

Resumo


De acordo com a LDB (9394/96) a organização do ensino no Brasil é obrigatória e gratuita nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano). Desta forma, uma experiência adquirida com a execução de atividades em duas escolas, Escola Estadual Clínio Brandão e Escola Estadual Francisco Salgado Filho, de ensino fundamental I e II proporcionado pelas disciplinas de Investigação e Prática Pedagógica e de Jogo e Educação como obtenção da nota parcial do semestre, com o intuito de aplicar práticas pedagógicas nas instituições. O qual, objetivo foi proporcionar aos alunos aulas de Educação Física através do conteúdo de coordenação motora, tendo em vista que os mesmos não possuem aulas de Educação Física e consequentemente não têm como usufruir desta prática corporal. As diretoras das escolas possuem métodos diferentes de gestão escolar. Uma é bem cuidadosa e zelosa com os seus alunos, talvez pelo fato de a escola ter uma boa quantia de alunos com deficiência fazendo com que seja firme nas suas decisões, enquanto a outra possui um perfil mais liberal. As atividades aplicadas nas escolas foram de coordenação, manipulação, movimentos básicos, lateralidade, interação e trabalho em equipe. As atividades ministradas foram de brincadeiras como, por exemplo, cabo de guerra, rua e avenida, gato e rato com bambolês, circuito de ginástica, pega-pega, entre outros. Além disso, foram produzidos brinquedos com materiais recicláveis juntamente com os alunos. Foram obtidos os resultados desejados de ministrar a aula e da execução de atividades que trabalhem a coordenação motora. A coordenação da escola recepcionou o grupo de acadêmicos bem, e os alunos participaram muito empolgados, pois na ausência de aulas de Educação Física eles ficam ansiosos e super dispostos e animados para participarem das aulas. Todos os alunos participaram das atividades, mesmo com as suas diferenças e dificuldades. Diante disto, conclui-se que escolas de ensino fundamental I e II devem possuir aulas de Educação Física, pois durante 7 (sete) aulas ministradas nas escolas foi detectado que os alunos que não possuem essa disciplina no seu âmbito escolar não apresentam uma boa coordenação motora, dimensão de espaço, não conhecem os limites do seu corpo e são ansiosos comparadas à alunos que possuem aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II.

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