Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB O OLHAR DA ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA
Rílary Neves da Silva, Daniele do Socorro Maciel Ferreira, Heudo Gomes Paz

Última alteração: 2018-10-06

Resumo


Este trabalho trata-se de um relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado I, o qual compõe a grade curricular da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará (FEF-UFPA). De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física – Licenciatura, o estágio vivencia as situações reais da educação básica, mais precisamente do ensino fundamental.
De acordo com Barreiro e Gebran (2006), deve-se atribuir valor e significado ao estágio e não apenas a garantia da carga horária determinada pela legislação, mas sim um lugar onde o futuro professor fará reflexão sobre sua formação e ação, possibilitando aprofundar conhecimento, conhecer a realidade concreta das escolas brasileiras, vivenciar diferentes metodologias de ensino e compreender o papel social da escola, assim como sua função social.
Dessa forma, a experiência com o primeiro estágio se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Associação das Mulheres Moradoras de Ananindeua – AMMA com alunos do 1º ano do ensino fundamental I. A pesquisa teve como objetivo: identificar as possibilidades e dificuldades do ensino da educação física a partir da abordagem Saúde Renovada.
Na abordagem em questão a educação física deve ressaltar aos educandos a importância de se adotar um estilo de vida saudável, afim de que o cotidiano seja composto de atividades físicas direcionadas à promoção da saúde e, não somente viabilizar situações que tornem crianças e adultos ativos fisicamente, mas, que os instiguem a desenvolverem um estilo de vida saudável ao longo de suas vidas (GUEDES e GUEDES, 1993; 1994). Além disso, os autores dão sugestões de conteúdos a serem desenvolvidos nos programas de educação física. Para séries iniciais propõe “[...] atividades motoras bastante diversificada que venham a promover o desenvolvimento das habilidades e destrezas coordenativas, além do ritmo nas suas diferentes formas e, fundamentalmente, o gosto pela prática de atividades voltadas ao desempenho motor (Ibidem, p. 08).
Por isso, através de um relato de experiência que ocorreu durante as regências identificamos como possibilidades de ensino por meio da Saúde Renovada: a) atividades motoras diversificadas por meio da ginástica e dos jogos. b) resolução de problemas por meio de conceitos sobre melhores capacidades físicas e motoras. E como dificuldades: a) dispersão dos alunos, inclusive a inexperiência dos regentes com o público em questão; b) a complexidade de desenvolver um diálogo coeso sobre princípios de saúde com a faixa etária, na medida que, é indispensável que crianças tenham acesso a informações que lhes permitam entender claramente o porquê e como praticar atividade física, e não apenas praticar por praticar (GUEDES, 1999).
Em suma, os diversos aspectos da abordagem Saúde Renovada foram ressaltados e todas as atividades tiveram sua influência – o objetivo de promover a saúde e formar seres ativos fisicamente ao longo de suas vidas.

Texto completo: Sem título  |  PDF