Políticas do Congresso

Processo de Avaliação pelos Pares

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação dos trabalhos serão os seguintes:
a) Atualidade e relevância: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual para a área da Educação Física e Ciências do Esporte; se demonstra elementos de relevância acadêmica e social.

b) Coerência teórico-metodológica: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, ausente de contradições e de imprecisões, chegando a conclusões condizentes com o processo argumentativo, analítico e interpretativo apresentado;

c) Consistência argumentativa: se o trabalho, no campo de conhecimento em que ele pretende colaborar, consegue se sustentar em termos de capacidade de convencimento, de verossimilhança daquilo que apresenta (se faz sentido no campo específico, com consistência).

d) Registro linguístico e normas técnicas: se o trabalho apresenta um registro textual adequado no idioma em que foi produzido; se o texto demonstra clareza, tendo uma argumentação concatenada; se atende às determinações das normas técnicas adotadas pelo evento.

PROCESSO AVALIATIVO DOS RESUMOS SIMPLES

O processo de avaliações será desenvolvido da seguinte maneira:
- O processo de avaliação dos resumos simples iniciará com apenas 1 avaliador@. Nesse caso, se a recomendação dess@ primeir@ avaliador@ for de rejeitar, outr@ colaborador@ será designad@ para a apreciação do resumo, com o intuito de confirmar a recomendação inicial.
- Cabe destacar que as avaliações dos resumos simples (pôsteres) têm como expectativa incorporar mais agentes no universo da pesquisa e da produção de conhecimentos; isso não significa ignorar os critérios de avaliação, mas ter um olhar distinto para eles.
- Diante dos fundamentos da avaliação (baseados nos critérios) e da recomendação à Comissão Científica, será emitida uma decisão;
- Essa decisão será comunicada ao autor correspondente, via plataforma SOAC-CBCE. Todas as decisões devem ser acompanhadas dos argumentos que as sustentaram, principalmente nos casos de rejeição. Não podemos simplesmente rejeitar trabalhos sem apresentar argumentos consistentes para os autores, inclusive numa perspectiva pedagógica.
OBSERVAÇÃO: no caso dos trabalhos de pôster, as decisões podem ser comunicadas para os autores tão logo elas estejam prontas, na medida em que não há vagas de limites para número de pôsteres aprovados.

 

Política de Acesso aos Arquivos

As apresentações que compõem os congressos atuais e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

VII Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE

A proposta de concretização do VII Congresso Nordeste de Ciências do Esporte pode ser justificada pelos aspectos a seguir enunciados:
• Formativo, educativo e científico: repercussão acadêmica para a Educação Física e Ciências do Esporte, fomentando a produção do conhecimento e ampliando o nível de circulação e debate desta produção na área de Educação Física e Ciências do Esporte na região Nordeste. Ao mesmo tempo, busca-se contribuir e incentivar o processo de formação inicial e continuada dos professores e estudantes da área.
• Político e social: possibilitar a continuidade do trabalho que vêm sendo construído pelo CBCE, somando-se esforços no sentido de fortalecer seu caráter científico e de qualificar as ações políticas e pedagógicas em âmbito estadual, regional e nacional. E, deste modo, permitir o avanço da Educação Física e das Ciências do Esporte numa perspectiva regional, socializando a produção do conhecimento da área, bem como contribuindo para o fortalecimento do curso superior de Educação Física nas diferentes Instituições de Ensino Superior da região Nordeste.



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