Submissões

Submissões On-line

Já possui um Login/Senha de acesso ao Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A Inscrição, preenchendo o cadastro para criar seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e verificar a etapa de submissões.

 

Normas de submissão para o/a autor/a


1. ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE SUBMISSÕES
2. NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS RESUMOS
3. AVALIAÇÃO E PARECERES
4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
4.1 Comunicação oral
4.2 Pôster
5. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
6. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
ANEXO I – TEMPLATE PARA SUBMISSÃO: RESUMO PARA A MODALIDADE PÔSTER
ANEXO II – TEMPLATE PARA SUBMISSÃO: MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

<<clique aqui para voltar ao topo>>

1. ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE SUBMISSÕES

Antes de ver os detalhes das normas, pedimos que observem as seguintes orientações para o processo de submissão:
1. O(a) autor(a) que fará a submissão do trabalho deverá estar cadastrado na Plataforma SOAC. Se já tiver cadastro, basta acessar com seu login e senha. Caso ainda não tenha o cadastro acesse o link http://congressos.cbce.org.br/index.php/30enarel/index/user/account. No momento de fazer o cadastro não esquecer de habilitar a função "Autor";
2. Tendo o cadastro, o(a) autor(a) deve fazer o seu LOGIN no Sistema. Ao entrar, estará na sua PÁGINA DE USUÁRIO. Escolha o evento 30º ENAREL. Se não aparecer a função AUTOR, terá que clicar no link "Editar meu perfil". Nessa página, ao final, deve habilitar a função AUTOR e clicar no botão "Salvar". Feito isso, já na PÁGINA DO USUÁRIO, no evento 30º ENAREL, terá que clicar no link "[Nova submissão]" para iniciar o processo;
3. O processo de submissão envolve um procedimento de 4 passos (1. INÍCIO; 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO; 3. INCLUSÃO DE METADADOS; 4. CONFIRMAÇÃO):
- Passo 1: Terá que indicar que o trabalho deverá ser direcionado para o “Fórum de Pós-Graduação e de Pesquisadores”. Deverá indicar também o formato do trabalho.
- Passo 2: Neste momento o(a) autor(a) que está fazendo a submissão deverá fazer o upload (anexar) o texto do RESUMO COM A IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA.
- Passo 3: Incluir os METADADOS, isto é, colocar as informações do/a/os/as autor/a/es/as, assim como colocar os dados do título e dos resumos informativos. O(a) autor(a) que está fazendo a submissão deve ter o cuidado de preencher todos os campos. Para que um(a)a novo(a) autor(a) seja cadastrado(a), deve-se clicar no botão "Incluir Autor", até que todos os metadados estejam devidamente presentes.
- Passo 4: O último passo se refere a uma conferência final dos arquivos anexados/postados. Se estiver tudo de acordo com as orientações/diretrizes, basta clicar no botão "Concluir Submissão".

<<clique aqui para voltar ao topo>>
2. NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Para o 30º ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer – poderão ser submetidos trabalhos decorrentes de Pesquisas Científicas e Relatos de Experiências inéditos/originais que, caso aprovados, serão apresentados em sessões orais ou pôsteres.
Os trabalhos de Pesquisa Científica referem-se a investigações acadêmicas concluídas ou em andamento que atendam os preceitos éticos, teórico-conceituais, metodológicos e apresentem consistência analítica. Os Relatos de Experiência são trabalhos descritivos/reflexivos fundamentados, que envolvem a socialização de ações e atividades práticas profissionais e/ou institucionais.
O respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pelo evento, são condições para que os trabalhos sejam publicados nos anais do evento e, portanto, o arquivo deve seguir as seguintes instruções gerais:
A) o arquivo da submissão do trabalho deverá ser em formato Microsoft Word (extensão .doc ou .docx);
B) o layout da página deve ser A4 (29,7 cm x 21 cm); margem superior e inferior com 3 cm; margem esquerda e direita com 2,5 cm;
C) as páginas não devem estar numeradas;
D) fonte: Times New Roman, tam. 12 e espaçamento simples.

Os trabalhos das categorias pôsteres serão submetidos na forma de resumos simples, devendo conter no mínimo 400 e no máximo 500 palavras, estruturados da seguinte forma:
A) Título completo, tal como aparecerá no programa do congresso, em letras MAIÚSCULAS e em NEGRITO;
B) Autor/autores do trabalho (SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, seguido do nome por extenso) um abaixo do outro, alinhados à direita;
C) Instituição dos autores (Nome e sigla da Instituição, cidade, estado, país);
D) E-mail dos autores;
E) Eixo Temático escolhido;
F) Classificação (Pesquisa Científica ou Relato de Experiência);
G) Os resumos devem incluir:
1. Introdução/Conceituação (descrição do contexto e/ou literatura acadêmica informando a pesquisa);
2. Entre 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto;
3. Metodologia;
4. Resultados;
5. Conclusões/Considerações finais;
6. Referências.

Os trabalhos da modalidade comunicação oral deverão relatar pesquisas empíricas ou teóricas concluídas, conter de 4 a 8 páginas (excluindo-se as referências), estruturados da seguinte forma:
A) Título completo, tal como aparecerá no programa do congresso, em letras MAIÚSCULAS e em NEGRITO;
B) Autor/autores do trabalho (SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, seguido do nome por extenso), um abaixo do outro, alinhados à direita;
C) Instituição de cada autor (Nome e sigla da Instituição, cidade, estado, país);
D) E-mail de cada autor;
E) Eixo Temático escolhido;
F) Classificação (Pesquisa Científica ou Relato de Experiência;
G) As comunicações orais devem incluir:
1. Resumo;
2. De 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto;
3. Introdução/conceituação;
4. Objetivos e/ou problema de pesquisa;
5. Metodologia;
6. Apresentação sintética do referencial teórico utilizado para a análise dos dados;
7. Apresentação dos principais resultados;
8. Conclusão/considerações finais;
9. Referências.

Categoria artigos premiados
Serão premiados os 15 melhores trabalhos inscritos, na categoria comunicação oral, dos quais 10 serão publicados na revista “Licere” (revista da UFMG) e 5 na Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL). Para concorrer a esta premiação, os autores deverão submeter os trabalhos nas normas solicitadas pela revista e indicar que querem participar desta premiação. Ver normas para publicação em:
Licere:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/about/submissions#authorGuidelines
RBEL:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/about/submissions#authorGuidelines
IMPORTANTE:
1. Concorrerão ao prêmio apenas os autores que estiverem inscritos e presentes no evento.
2. Aqueles autores que se inscreverem nesta categoria poderão optar por não terem seus trabalhos publicados nos anais do evento via solicitação pelo e-mail enarel2019@uninter.com.

Eixos temáticos (ET)
Serão aceitos trabalhos de diferentes áreas (Educação Física, Turismo, Pedagogia, Artes, Ciências Sociais, entre outras) que atendam à temática do evento: “Lazer e envelhecimento na era digital”.
Todos os trabalhos deverão estar enquadrados em algum dos seguintes eixos temáticos:
1. Políticas e gestão do Lazer
2. Lazer e envelhecimento
3. Lazer e o universo digital
4. Lazer, acessibilidade e inclusão
5. Lazer, educação e cidadania
6. Lazer, esportes e saúde
7. Lazer, formação e atuação profissional
8. Lazer, turismo e hospitalidade
9. Lazer e meio ambiente
10. Lazer e violência

AUTORIA
Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos como primeiro autor em cada formato (apresentação oral e pôster), e desde que esses trabalhos tratem de diferentes conteúdos. Não há limite de participação como coautor de trabalhos.
Os autores serão notificados por e-mail quanto ao aceite ou não dos trabalhos. Não será possível fazer alterações no resumo uma vez que a submissão esteja completa. Certifique-se de verificar a correta formatação da sua apresentação antes de finalizar a submissão.

PRAZO DE ENVIO
As submissões deverão ser realizadas entre os dias 01/06/2019 e 25/09/2019.

Atenção: O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) constar no documento/arquivo em Word. Para isso, o(s) autor(es) deve(m) limpar os metadados do arquivo nos registros do Word. Isso é necessário para que se possa garantir a avaliação cega. As informações devem constar apenas na plataforma (no cadastro feito no SOAC). Posteriormente, por ocasião da publicação, as informações (nome, e-mail e vínculo institucional) serão buscadas na plataforma da submissão e inseridas no documento em Word.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
3. AVALIAÇÃO E PARECERES

Serão analisados somente os trabalhos que estiverem de acordo com as normas, dentro do modelo disponibilizado no site do evento, de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos pelo Comitê Científico, tais como: rigor metodológico e uso de literatura apropriada, relevância para o tema e subtemas do evento, contribuições da pesquisa para o campo do Lazer e áreas afins para a produção do conhecimento, consistência, coerência, objetividade e estrutura do texto e serão analisados pelo Comitê Científico, em sistema duplo-cego de revisão por pares.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

Para apresentação dos trabalhos é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento. Será emitido um certificado “único” para cada trabalho apresentado, constando o nome de todos os autores, que no ato da inscrição no Congresso, liberam os direitos de publicação dos resumos nos anais do evento.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
4.1 Comunicação oral

As apresentações dos trabalhos serão realizadas em formato de painel conforme as áreas temáticas em grupos. Cada apresentador terá 10 minutos para exposição do trabalho e as discussões/questões serão realizadas ao término de todas as apresentações.
As salas e a ordem de apresentação serão divulgadas no site antes do início do evento. Os autores também deverão portar os arquivos a serem projetados e se apresentar no local da sessão com 20 minutos de antecedência.
Para a apresentação, estarão disponíveis o projetor, equipamentos de áudio e vídeo, além de conexão com a internet. A Comissão Organizadora solicita que a apresentação seja preparada em Power Point (.ppt/.pptx), PDF/XPF, versões Office 2010 ou anterior, ou Prezi (em arquivo ou on line).

Único: a Comissão Organizadora irá selecionar até 08 (oito) trabalhos de autores de outros países, inscritos na categoria comunicação oral, que poderão realizar a apresentação de seus estudos e pesquisas por meio virtual, em sistema de vídeo conferencia. Estes trabalhos serão incluídos em sessões com outros trabalhos apresentados na categoria presencial em dias e horários distribuídos para a realização da Sessão Científica do congresso.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
4.2 Pôster

Os pôsteres serão apresentados em sessões com data e horário definidos pela organização do evento, por meio da exposição em painéis. O(s) autor(es) deve(m) permanecer ao lado do seu pôster durante o tempo indicado na programação para a exposição, pois serão avaliados por integrantes da comissão científica. Se aprovado, preparar uma apresentação gráfica, com qualidade estética e atrativa, com as seguintes especificações: Título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m), introdução, objetivos, metodologia, resultados e referências. Atender às medidas de 90 cm de largura por 1 m e 20 cm de comprimento (modelo não fornecido pelo evento).
No dia da apresentação, o autor também deverá portar os arquivos a serem utilizados e se apresentar no local da sessão com 20 minutos de antecedência.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
5. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que submetem trabalhos a este evento aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à organização do evento disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que concede o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial neste evento;
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial neste evento;
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou no sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após o evento.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
6. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
ANEXO I – TEMPLATE PARA SUBMISSÃO: RESUMO PARA A MODALIDADE PÔSTER

CLIQUE AQUI para baixar o arquivo com o TEMPLATE para SUBMISSÃO DE RESUMO NA MODALIDADE PÔSTER.

<<clique aqui para voltar ao topo>>
ANEXO II – TEMPLATE PARA SUBMISSÃO: MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

CLIQUE AQUI para baixar o arquivo com o TEMPLATE para SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra Congresso; caso contrário, justificar em "Comentários ao Coordenador"
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas de Submissão, disponível em Sobre o Congresso.
  6. Caso o GTT seja avaliado pelos pares, indicações de autoria foram removidas do documento, com o uso de "o Autor" e ano na bibliografia e notas de rodapé, em vez de nome do autor, título do documento, etc.
  7. Caso o GTT seja avaliado pelos pares, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo Documentos Suplementares) foram salvos acessando no menu Arquivo a opção Salvar Como; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); em seguida clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar"; finalizar clicando Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a este Congresso aceitam os seguintes termos:

a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à Congresso disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial neste Congresso.

b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial neste Congresso.

c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou no sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a Congresso.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados neste congresso serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.



Secretaria Estadual de Goiás do CBCE