1. Atividades de aventura e tecnologias
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS APLICADOS À ESCOLA DE AVENTURAS NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL | |
Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Juliane Schinaider Faraim, Camila dos Santos Silva, Anne Caroline dos Santos Moreira, Carol Arrais Braz, William Fernando Garcia |
ELEMENTOS PARA A PRODUÇAO DE UM VEÍCULO NÃO MOTORIZADO PARA ATIVIDADE DE AVENTURA ADAPTADA EM DECLIVE | |
Beatriz Barbosa, Giuliano Pimentel |
2. Gestão das atividades de aventura
CARNAVAL RADICAL DE DIAMANTINA 2020: OS EFEITOS DO ESPAÇO APRIMORA CORPO E MENTE, EMPRESA JÚNIOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DOS JEQUITINHONHA E MUCURI | |
Diego Tobias Fróes Dias, Leonardo Madeira Pereira, Claudinei Éberth Santos, Sergio Roque Costa Filho, Bárbara Maia Fraga, Messias Machado Viana |
3. Aventura e inclusão
CARACTERÍSTICAS DO TREINO DE ESCALADA ESPORTIVA NA CONSTRUÇÃO DE BIOGRAFIAS DE MOVIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NOS MEMBROS INFERIORES | |
AMANDA EVELYN ALVES, PEDRO HENRIQUE LANDIM DE AZEVEDO, ERIC BARROS ARCO VERDE, Laize Peron Tófolo, Giuliano Gomes de Assis PIMENTEL, Juliano DE SOUZA |
ESCALADA NA EDUCAÇÃO: A AVENTURA ENSINA SOBRE O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE | |
Dimitri Wuo Pereira |
Prática da modalidade esportiva de orientação adaptada para idosos independentes e seus efeitos nas capacidades físicas, cognitivas e qualidade de vida | |
Clarissa Printes, Alcides Costa, Vinicius Ferreira, Rafael Baptista |
LA INCLUSIÓN SOCIAL EM ADOLESCENTES CONFLICTIVOS MEDIANTE LA IMPLEMENTACIÓN DE UM PROGRAMA DE TERAPIA A TRAVÉS DE LA AVENTURA | XML |
Jesús Fernández Gavira, Virginia Alcaraz Rodríguez, Antonio Muñoz Llerena, Gonzalo Flores Aguilar |
TURISMO EN MEDIO NATURAL ACCESIBLE PARA PERSONAS CON DISCAPACIDAD | |
Virginia Alcaraz Rodríguez, Jesus Fernández Gavira, Gonzalo Flores Aguilar, Antonio Muñoz Llerena |
4. Informação e produção do conhecimento sobre aventura
AVENTURA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA / FORMACIÓN DE AVENTURA, CURRÍCULO Y DOCENCIA EN LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR DE PARAÍBA | |
Gertrudes Nunes de Melo, Sarah Rubhânia Machado da Costa Morais, Rebeka Martins Florêncio de Sousa, Ana Clara Cassimiro Nunes, Samara Celestino dos Santos, Dimitri Wuo Pereira |
MANIFESTE-SE A RESPEITO DA AVENTURA | |
Dimitri Wuo Pereira, Igor Armbrust |
Impacto da Pandemia de COVID-19 na rotina de treinamento de praticantes de atividades físicas de aventura | |
Alana Caroline da Rocha Vujanski, Marcos Roberto Queiroga, Sandra Aires Ferreira, Thimothy Gustavo Cavazzotto |
A TEMÁTICA AVENTURA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES | |
Renata Laudares Silva, Nara Heloisa Rodrigues, Giselle Helena Tavares, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Amanda Mayara do Nascimento Cardoso, Afonso Antônio Machado |
ESTADO DA ARTE SOBRE GESTÃO DE RISCOS EM AVENTURA ESPORTIVA NO LAZER | |
Juliane Beatriz Miranda de Assis, Beatriz da Silva Pinto, Giuliano Pimentel |
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O KITESURF NO BRASIL. | |
ANDRE DA SILVA DUTRA |
Escalada Esportiva no Brasil: Perspectiva do técnico sobre o treinamento | |
Diogo Henrique Lima Prado, Dimitri Wuo Pereira |
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE AS ATIVIDADES DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO | |
Jaqueline da Silva, Ana Flávia Backes, Allana Alexandre Cardoso, Gelcemar Oliveira Farias, Juarez Vieira Nascimento |
O perfil dos profissionais de aventura formados nos cursos da Etec de Esportes | |
Wendel de Sousa Ramos, Dimitri Wuo Pereira |
O PARKOUR EM VITÓRIA/ES | |
Vitor Ferreira Araújo, Paula Cristina da Costa Silva |
DIFUSÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE ATIVIDADES DE AVENTURA: CONTRIBUIÇÕES DA COMUNIDADE CEV – ESPORTES DE AVENTURA | |
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, renata laudares silva, Amanda Mayara NASCIMENTO-CARDOSO, Gisele Maria Schwartz |
DE 1950 À BNCC: COMO OS ESPORTES DE AVENTURA E MÍDIA TELEVISIVA SE ENTRELAÇARAM / DESDE 1950 A BNCC: CÓMO SE VINCULARON LOS DEPORTES DE AVENTURA Y LOS MEDIOS DE TELEVISIÓN | |
Marcelo Faria Porretti, Monique Ribeiro de Assis |
5. Esportes de aventura e alto rendimento
PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CARDIORRESPIRATÓRIO DE ATLETAS DE CORRIDA DE AVENTURA | |
Fábio Luiz Cheche Pina, Vilmar Aparecido Caus |
FONTES DE CONHECIMENTOS DE UMA TREINADORA DE SURFE PARA SUA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Vinicius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos, Jéssica Dias Cardoso, Tayná Iha, Juarez Vieira do Nascimento |
6. Estados emocionais e motivação na aventura
INDOOR OU OUTDOOR? UMA REVISÃO SOBRE A RESPOSTA AFETIVA AO EXERCÍCIO PRATICADO NA PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE NATUREZA. | |
Fernanda Capra, Alcides Vieira Costa |
O CICLOTURISMO NO CAMINHO DA FÉ: SENSIBILIDADE E AVENTURA | |
Roberto Marin Viestel |
DIFICULDADES, ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÃO EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS, INICIANTES NA MODALIDADE PARACLIMBING: UM ESTUDO DE CASO | |
Osmar Soares da Silva Neto, Amanda Evelyn Alves, Pedro Henrique Landim de Azevedo, Anderson Carlos Silva Ferreira, Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Laize Peron Tófolo |
OS DESAFIOS DE SER MULHER NO CENÁRIO DOS ESPORTES DE AVENTURA | |
Simone Fernandes Lopes |
ESTADOS EMOCIONAIS EM UNIVERSITÁRIOS ASSOCIADOS AO PRIMEIRO CONTATO COM A ESCALADA ESPORTIVA EM ROCHA | |
Leonardo Madeira Pereira, Duane Maciel Gripp |
7. Aventura no contexto educacional
ESCALADA NA EDUCAÇÃO: A AVENTURA ENSINA SOBRE O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE | |
Dimitri Wuo Pereira |
CURRÍCULO, CORRIDA DE ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: AS POSSIBILIDADES DA APLICAÇÃO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA BUSCA DA INTEGRALIDADE | |
Flavia Heloísa da SILVA, Dimitri Wuo Pereira, Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado |
O DESAFIO DE ENSINAR A AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, O EXEMPLO DO PARKOUR | |
Silvana Pinheiro Gomes, Dimitri Wuo Pereira |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ATIVIDADES FÍSICAS NA NATUREZA: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS | |
Angélica de Souza Silva |
O ENSINO DO SLACKLINE A PARTIR DA PEDAGOGIA DE BONDÍA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
George Ivan da Silva Holanda |
ATIVIDADES DE AVENTURA NO ÂMBITO ESCOLAR: ALGUMAS DIFICULDADES PARA A ABORDAGEM PEDAGÓGICA | |
Angélica de Souza Silva |
SLACKLINE: PASSOS DE AVENTURA PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR | |
Héliton Jânio Gomes Rosa, Cleonice Terezinha Fernandes, Austrogildo Hardmam Junior, Maria Isabel Martins Mourão-Carvalhal |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AULAS DA DISCIPLINA ESPORTES ALTERNATIVOS MINISTRADAS DE FORMA SÍNCRONA NO CURSO DE ED. FÍSICA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO LOCALIZADO NA ZONA SUL DA CAPITAL DE SÃO PAULO/SP. | |
Marco Aurélio Paganella, Laura Cristina Ferreira Cuvello |
ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO: MATERIAIS DIDÁTICOS INTERATIVOS E APRENDIZAGEM DECLARADA | |
Helli Faria Ferreira Risso, Camila Santos SILVA, William Fernando GARCIA, Giuliano Gomes de Assis PIMENTEL |
ESPORTES DE AVENTURA: QUEBRA DE PARADGIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Simone Fernandes Lopes |
ESTRATÉGIAS PARA INCORPORAÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVENTURA NA ESCOLA DURANTE O ENSINO HÍBRIDO | |
Juliana de Paula Figueiredo, ANA Paula Evaristo Guizarde TEODORO, Amanda Mayara do NASCIMENTO-CARDOSO, GISELE MARIA SCHWARTZ |
Extensões Universitárias Durante a Pandemia: o impacto midiático do núcleo de esportes de aventura - UFRGS/RS | |
Vitória Leite da Veiga, Vinícius de Souza Guimarães, Alcides Vieira Costa |
A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E DE AVENTURA DURANTE A PANDEMIA: UM LEVANTAMENTO DE DADOS ONLINE / LA PRÁCTICA DE LAS ACTIVIDADES FÍSICAS Y DE AVENTURA DURANTE LA PANDEMIA: UNA ENCUESTA DE DATOS EN LÍNEA | |
MARCELO Faria PORRETTI, Marcelo Soares Salomão, João Vinicius Corrêa Thompsom, Fernando Amaro Pessoa, Breno Ribeiro Ferrari de Sá, João Miguel Carvalho Carius |
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS NA BNCC, CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Erika Fernandes De Almeida Arruda, Giuliano Gomes de Assis Pimentel |
Educação da atenção na aprendizagem do windsurf | |
Randley Ray de Castro Cruz |
AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OUSADIA NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA | |
Jaqueline da Silva, Allana Alexandre Cardoso, Ana Flávia Backes, Gelcemar Oliveira Farias, Juarez Vieira Nascimento |
PROGRAMA NÚCLEO DE ESPORTES DE AVENTURA ESEFID/UFRGS: ATIVIDADES E IMPACTOS | |
Vinícius de Souza Guimarães, Vitória Leite da Veiga, Alcides Vieira Costa |
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO, ESPORTE ORIENTAÇÃO, ORIENTAÇÃO: QUE PERCURSO SEGUIR? UM ESTUDO DE REVISÃO | |
Fernanda Leocadio Bitencourt Sombra, Cássia Marques CÂNDIDO, Cassio Martins, Marcelo Paraiso Alves |
EFECTOS SOBRE EL CLIMA SOCIAL DE AULA EN ALUMNADO UNIVERSITARIO TRAS LA IMPLEMENTACIÓN DE UN PROGRAMA BASADO EN LA PEDAGOGÍA DE LA AVENTURA | |
Pablo Caballero Blanco, Lidia Salas Litago |
8. Aventura e Educação ambiental
PRÁTICAS DE AVENTURA E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NAS EXPEDIÇÕES DO CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS | |
Fernando Amaro Pessoa, Marcelo Faria Porretti, Bruno César dos Santos, Luiza Amaro Pessoa, Luana da Silva Pitzer, Nycole Muniz de Moura |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VINCULADA AO ENSINO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO | |
Angelo Souza Espindola, Marília Martins Bandeira |
VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 08 e 10 de setembro de 2016 Universidade do Extremo Sul Catarinense | UNESC Criciúma | Santa Catarina