Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: ALÉM DAS QUATRO LINHAS
Carlos Alberto Rosário Izidoro, Ana Paula Homem, Gilse Gonçalves Cassales

Última alteração: 2016-08-13

Resumo


Este estudo se caracteriza por ser um relato de experiência de um projeto para alunos do 5º ano ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, situada no bairro Lomba Grande, Novo Hamburgo.
Tem como objetivo promover a Educação Física na escola como uma disciplina que provoca os alunos a se posicionarem criticamente na sociedade em que vivem; despertar o ato de refletir, discutir e debater entre os alunos; construir um método avaliativo consistente da disciplina.
Como metodologia de ensino foram aplicadas aulas de Educação Física com temáticas emergentes, como, influência da mídia, preconceitos, padrão de beleza corporal e corrupção, todos estes aspectos conectados a uma ou várias culturas corporais de movimento.
A partir das aulas foram criados, em conjunto com os alunos, debates, seminários e apresentação de trabalhos como instrumentos avaliativos.

Referências


BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, 10 reimpressão, 2013.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do ensino de Educação Física. Cortez Editora, 2009.

CORTELLA, M. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos.
São Paulo: Cortez, 1999.

DARIDO, Suraya Cristina et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de educação física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.

DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2008.

DUBET, François. O que é uma escola justa. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. La fenomenologia y las ciencias humanas: Prólogo de Ricardo Álvarez. 1ª ed. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2011.

MOLL, J. Caderno Educação Integral. Brasília: MEC-SECAD, 2008. (Série Mais Educação).

Texto completo: PDF