Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Se-movimentar: aproximações antropológicas e gestálticas
Carlos Luiz Cardoso

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo expandir os estudos sobre o conceito se-movimentar como fundamento para uma Educação Física responsável. A partir de leitura crítico-formativa, destaca-se um autor central a respeito das bases antropológicas do movimento humano no interior da Gestaltkreis. Os resultados apontam que a partir de Viktor F. von Weizsäcker surgem novos fundamentos para uma intervenção diferenciada na área da saúde, denominada antropologia médica, tendo como eixo central a percepção-movimento. Diante das constatações sugere-se temáticas para a formação de professores e elaboração de projetos escolares, com arranjos didáticos onde crianças e jovens podem seguir o paradigma da salutogênese, ao contrário da hegemônica patogênese. Sugere-se ainda que a meta educacional seja o mundo das relações em níveis salutares e que o eixo seja o sentido de vida em movimento.
Palavras-chave: educação física; antropologia médica; percepção-movimento; se-movimentar

Referências


Bergson, H. L. Matéria e memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Depraz, N. Delimitación de la emoción: acercamiento a una fenomenología del corazón. Investigaciones Fenomenológicas, 9, 2012, p. 39-68.
Engelmann, A. A psicologia da Gestalt e a ciência empírica contemporânea. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18(1), 2002, p. 1-19.
Heij, P. Begründungen eine verantwortyungs bewegunsunterricht. Budel, Damon, 2009. [Razões para um ensino do movimento de forma responsável]. [Livre tradução do holandês para o alemão de A. H. Trebels e do alemão para o português de E. Kunz].
Kunz, E. Fundamentos normativos para as mudanças no pensamento pedagógico em educação física no Brasil. In: Caparróz, F. E. (Org.). Educação física escolar: política, investigação e intervenção. Vitória/ES: Proteoria, 2001, p. 9-38.
____. Por uma concepção teórico-filosófica do movimento humano. In: Kunz, E. Educação física: ensino e mudanças. 3 ed. Ijuí: EdUnijuí, 2012, p. 236-247.
Maturana, H. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: EdUFMG, 1997.
Merleau-Ponty, M. Fenomenologia da percepção. 4 ed. São Paulo: WMartinsFontes, 2014.
____. O visível e o invisível. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Müller-Granzotto, M. J., & Müller-Granzotto, R. L. Fenomenologia e Gestalt-terapia. 2 ed. São Paulo: Summus, 2007.
Neuser, W. Exposição comparativa das concepções de Weizsäcker, Maturana e Luhmann. In: Flickinger, H. G. & Neuser, W. A teoria de auto-organização: as raízes da interpretação construtivista do conhecimento. Porto Alegre: EdPUCRS, 1994, p. 63-84.
Rezer, R. & Reggio, D. J. Concepções filosóficas para o campo da saúde: um diálogo com Gadamer e Weizsäcker. In: Sá, C.; Ferretti, F. & Busato, M. A. (Orgs.). Ensaios contemporâneos em saúde: uma perspectiva interdisciplinar. Chapecó: Argos/UnoChapecó, 2013, p. 13-31.
Stepke, F. L. Muito além do corpo: a construção narrativa da saúde. São Paulo: Loyola, 2006.
Trebels, A. H. A concepção dialógica do movimento humano: uma teoria do “se-movimentar”. In: Kunz, E. & Trebels, A. H. (Orgs.). Educação física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, 2006, p. 23-48.
Weizsäcker, V. F. Escritos de Antropología Médica. Tradução de Dorrit Busch. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2009.
____. Der gestaltkreis: Theorie der einheit von wahrnehmen und bewegung. 4 ed. Stuttgart/New York: [s.ed.], 1968. [O círculo gestáltico: Teoria da unidade de percepção e movimento].
____. El hombre enfermo: una introducción a la antropología médica. Tradução de Víctor Scholz y Soler Enrich. Barcelona/Espanha: EdLuisMiracle, 1956. (Original alemão Der Kranke Mensch).

Texto completo: PDF