Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO/FIFA 2014 RETRATADA PELO JORNAL EL PAÍS/ES
Janaina Andretta Dieder, Alessandra Fernandes Feltes, Manoel Antônio da Silva Jacques Junior, Gustavo Roese Sanfelice, Joaquin Marin Montin

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar a cobertura do jornal El País sobre Copa do Mundo FIFA/Brasil/2014 relacionados à Seleção Brasileira. O recorte foi realizado no período de 10 de junho a 15 de julho de 2014, representando todo o período decorrente ao evento. Os dados analisados qualitativamente formaram 6 categorias: “Pré-Copa”; “Primeira fase”; “Oitavas”; “Quartas”; “Semifinal e terceiro lugar”; “Pós-Copa”. Assim, a análise da cobertura do jornal nos leva a reconhecer que houve contínuo esforço em noticiar a realidade, mas principalmente utiliza como estratégia a associação do futebol com o tema da identidade nacional. Além disso, constatou-se o discurso de desvinculação em expressões utilizadas para assinalar que o Brasil não seria mais o “país do futebol”, perdendo não somente a Copa, mas o símbolo da nação.

Palavras-chave


Mídia; Seleção Brasileira; Copa do Mundo.

Referências


BRINATI, F. A. Seleção Brasileira, identificação nacional e imprensa: A Representação do “Mineiratzen” na Folha de S. Paulo e em O Globo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 11 n. 2, jul./dez. 2014.

DAMO, A. S. A magia da seleção. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 1, p. 73-90, set. 2006.

DAMO, A. S.O desejo, o direito e o dever - A trama que trouxe a Copa ao Brasil. Porto Alegre, v. 18, n. 02, p. 41-81, abr/jun de 2012.

DIJK, T. A. V. La noticia como discurso: comprensión, estructura y producción de la información. Barcelona: Paidós, 1990.

DUNNING, E. El fenómeno desportivo: estúdios sociológicos en torno al deporte, la violencia y la civilización. Barcelona: Paidotribo, 2003.

EL PAÍS. Imagem do Jornal El País, Espanha, jun./jul. 2014. Disponível em: < www.elpais.com >. Acesso em: 1 mar. 2016.

________. Libro de estilo. Madrid: Santillana Ediciones, 2014.

ESCHER, T. A.; REIS, H. H. B. dos. As relações entre futebol globalizado e nacionalismo: o exemplo da copa do mundo de 2006. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 41-55, set. 2008.

FIFA. Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014 – Perguntas Frequentes. Disponível em: Acesso em: 20 janeiro 2015.

GASTALDO, E.“O país do futebol” mediatizado: mídia e Copa do Mundo no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n. 22, p. 352-369, jul./dez. 2009.

HELAL, R. Mídia, construção da derrota e o mito do herói. IN: HELAL, R.; SOARES, AJ. J.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

LOVISOLO, H. Tédio e espetáculo esportivo. Futbologias: Futbol, identidad y violencia en America Latina, Buenos Aires, 2003.

MOSTARO, F. F. R. O futebol-arte na imprensa nacional: a construção de um estilo de jogo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 11 n. 2, jul/dez. 2014.

Texto completo: PDF