Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O TEMA MEIO AMBIENTE: VIVÊNCIAS COM A NATUREZA COMO PROPOSTA FORMATIVA
Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino, Jaqueilne Silva da Silva

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia utilizada para formação de professores de Educação Física visando à Educação Ambiental. Ele teve como foco o uso de vivências com a natureza. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e foi desenvolvida com 28 acadêmicos e professores de Educação Física. A partir das oito vivências ministradas pode-se abordar três dimensões pedagógicas na formação do professor visando a interface entre Educação Ambiental e Educação Física: a) Aprender com a natureza: por uma relação de alteridade; b) A educação corporal requer sensibilidade: a exploração dos sentidos e; c) A ludicidade é uma dimensão do humano. Acredita-se que reconhecer o corpo como lugar possível para a Educação Ambiental é uma possibilidade de contribuição na formação do professor de Educação Física visando a aproximação da Educação Física de seu compromisso de trabalhar o tema meio ambiente na escola.

Palavras-chave


Educação Física, formação de professores, meio ambiente.

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2014.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/9394 de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 02/03/2014.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Vol. 09. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, Vol. 7, 1997.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais e ética. Educação Física. Brasília: MEC, Vol. 8, 1997.
______. Lei n.º 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 14/03/2014.
______ Programa Nacional de Educação Ambiental. 3 ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: . Acesso em: 30/07/2014.
CAPRA, Fritjof (a). A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 10 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
CAPRA, Fritjof (b). Como a natureza sustenta a vida. In.: STONE, Michel K.; BARLOW, Zenólia (Orgs). Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 13-15.
______ (c). Falando a linguagem da natureza: princípios da sustentabilidade. In.: STONE, Michel K.; BARLOW, Zenólia (Orgs). Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 46-57.
CORNELL, Joseph (a). Vivências com a natureza 1: guia de atividades para pais e educadores. 3 ed. São Paulo: Aquariana, 2008.
______ (b). Vivências com a natureza 2: novas atividades para pais e educadores. São Paulo: Aquariana, 2008.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. 5 ed. O sentido dos sentidos. Curitiba: Criar Edições Ltda, 2010.
GRÜN, Mauro. Gadamer and the Otherness of Nature: Elements for an Environmental Education. Human Studies, v. 28, p. 157-171, jun., 2005. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10746-005-4190-6#page-1. Acesso em: 28/02/2014.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4 ed. São Paulo: Perspectiva S. A., 1996.
NEUENFELDT, Derli Juliano; MAZZARINO, Jane Márcia. O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos toca. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. V. 33, n.1, p. 22-36, jan../abr., 2016. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2016.
JOVCHELOVICH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SANTIN, Silvino. Educação Física: outros caminhos. Porto Alegre: EST, 1990.

Texto completo: PDF