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A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: DEMANDAS CURRICULARES EM ESCOLAS ESTADUAIS GAÚCHAS
Roséli Belmonte Machado, Natacha da Silva Tavares, Viviane Dulius de Lima

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


A partir da entrada das recentes Diretrizes Curriculares Nacionais e da implantação do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais gaúchas, nos propomos a discutir as demandas curriculares de escolas estaduais situadas na cidade de Porto Alegre/RS. É uma pesquisa qualitativa, por meio de análises de artefatos escolares e de entrevistas semiestruturadas com professores. O estudo aponta para um movimento de desacomodação e deslocamento, a partir das demandas curriculares surgidas com a implantação de tais propostas para as escolas. Entendemos que apesar das mudanças ocorrerem sutilmente, a implementação de propostas pedagógicas com grandes alterações organizacionais permite desacomodar práticas e hábitos cristalizados e recriar maneiras de pensar e construir o processo de ensino, deslocando tempos, espaços, funções e formas.

Palavras-chave


Demandas curriculares. Área das Linguagens. Educação Física Escolar.

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