Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CONCEPÇÃO DE LAZER PARA AGENTES PÚBLICOS QUE ATUAM NA ADMINISTRAÇÃO DE ESPORTE E LAZER EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ
Ana Carolina Belther Santos, Luciana Cristina Arantes, Fernando Augusto Starepravo

Última alteração: 2016-08-08

Resumo


Este trabalho objetivou identificar e descrever a concepção de lazer dos agentes públicos que atuam na administração de esporte e lazer de municípios paranaenses, especificamente os secretários ou chefes de departamentos/fundações de esporte e lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo na qual utilizamos uma pesquisa semiestruturada para coleta de dados e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) para analisá-los. Fizeram parte do estudo 68 dos 80 municípios pesquisados no estado no Paraná. A partir da categoria “Compreensão de Lazer” emergiram quatro subcategorias. Os resultados evidenciaram que a maioria dos gestores entrevistados (33,8%) entendem o lazer a partir da variável “tempo”, seguido respectivamente pela variável “atitude” (25%), e pelas duas variáveis “atitude-tempo” (11,8%). Além disso, 29,4% dos entrevistados apresentou concepções que fugiram às ideias de “atitude” e “tempo”, não responderam às questões ou não apresentaram elementos suficientes para classificar sua resposta de acordo com uma das variáveis. Além disso, observamos elementos recorrentes no discurso de alguns entrevistados: classificação de determinadas atividades como de lazer ou não, visão salvacionista do lazer, espaços como requisito para o lazer e lazer em família/ relacionamento.

Palavras-chave


Conceitos de Lazer; Gestores de Esporte e Lazer; Políticas Públicas.

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed.São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
ISAYAMA, H. F.; LINHALES, M. A. Apresentação. In: ISAYAMA, H. F.; LINHALES, M. A. Sobre Lazer e Política: Maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 7-15.
MARCELLINO, N. C. Lazer & Esporte: Políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2002.
MARCELLINO, N. C. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 2, p. 49-54, jun 2003.
MELO, V. A. M.; ALVES JUNIOR, E. D. Introdução ao Lazer. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.
MENICUCCI, T. Políticas públicas de lazer. In: In: ISAYAMA, H. F.; LINHALES, M. A. Sobre Lazer e Política: Maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 136-164.
MORAIS, P. Z. M. de. et al. A inclusão de jovens em contexto de violência nas políticas públicas de esporte e lazer: Fundamentos para o programa PRONASCI/PELC. In: ISAYAMA, H. F. et al. Gestão de políticas de esporte e lazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 137-154.
PADILHA, V. Tempo livre e capitalismo: um par imperfeito. Campinas, SP: Editora Alínea, 2000.
REIS, L. J. A. Novos atores em cena nos estudos do lazer no Brasil: possíveis diálogos a partir da Teoria Configuracional. 2009. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, 2009.
STAREPRAVO, F. A. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre os subcampos político/burocrático e científico/acadêmico. 2011. 422p. Tese (Doutorado em Educação Física) - Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, 2011.

Texto completo: PDF