Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS SOB O OLHAR DE DOCENTES E SUPERVISORES DE ENSINO
Denise Grosso Fonseca, Luan Abel Pujol, Sandro Machado

Última alteração: 2016-07-24

Resumo


O presente estudo tem como objetivo compreender como professores e supervisores escolares percebem a inserção da Educação Física na Área das Linguagens. É uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em escolas estaduais de Ensino Médio da cidade de Porto Alegre e teve como participantes do estudo, professores de Educação Física e Supervisores Pedagógicos através de entrevista semiestruturada,  observação, diário de campo e análise de artefatos escolares. Para este evento elegemos trazer a análise das entrevistas.  As informações coletadas foram discutidas sob o suporte teórico dos Estudos Culturais, em diálogo com a base legal que orienta o Ensino Médio em nível nacional e estadual. A interpretação das informações sugere que para as Supervisoras Pedagógicas há movimentos indicando novos arranjos  na organização dos tempos escolares bem como novas perspectivas para o trabalho em Educação Física. Entretanto, os professores colaboradores, evidenciam diferentes percepções sobre o lugar da Educação Física nesse novo desenho curricular.

Palavras-chave


Educação Física; Área das Linguagens; Ensino Médio

Referências


BRASIL. República Federativa do Brasil. Lei no 9.394: Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº2/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, 2012.
MOLINA NETO, V; TRIVIÑOS, A, N, S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 3ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
NEGRINE, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In MOLINA NETO, V; TRIVIÑOS, A, N, S. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 3ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Porto Alegre: SEDUC, 2011.
VARELA, Júlio. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
VEIGA NETO, A. E LOPES, M.C. Identidade, cultura e semelhanças de família: as contribuições da virada linguística. In: BIZARRO, R.(org.). Eu e o outro: estudos multidisciplinares sobre identidade(s), diversidade(s) e práticas interculturais. Porto: Areal, 2007. p. 19-35.

Texto completo: PDF