Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA COMO ELEMENTO CENTRAL PARA A COMPREENSÃO DA PARTICULARIDADE DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
Samuel Nascimento de Araújo, Karine Almeida Müller, Lucas Skolaude, FIlipe Ribas de Aguiar, Leandro Oliveira Rocha

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O presente trabalho, um recorte de dissertação de mestrado, apresenta a descrição etnográfica de uma cultura escolar particular onde atuam três professores de educação física, com o objetivo de analisar o processo de seleção de conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física de uma escolar técnica de Guarani das Missões-RS. Deste modo, a partir da descrição desta cultura particular podemos interpretar os significados atribuídos ao processo de seleção, a qual é pautada no gosto pela competição e na representatividade esportiva em eventos escolares. Tal perspectiva nos leva a compreender um campo repleto de contradições e possibilidades que passa a reproduzir uma prática monocultural determinada por um grupo dominante, tendo como centro os esportes hegemônicos no espaço escolar.

Palavras-chave


etnografia; descrição etnográfica; seleção de conteúdos

Referências


BOGDAN, B. BINKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GEERTZ, C. Uma Descrição Densa: por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In: GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, p. 13-44, 1989.
MOLINA NETO, V. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da educação física. In: MOLINA NETO, V. TRVIÑOS, A. N. S. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 2. Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/SULINA, pp. 107-139, 2004.
MOREIRA, A. F. TADEU, T. (Org.) Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
STIGGER, M. P. Estudos etnográficos sobre o esporte e lazer: pressupostos teórico-metodológicos e pesquisa de campo. In: STIGGER, M. P. GONZÁLEZ, F. J. SILVEIRA, R. O esporte na cidade: estudos etnográficos sobre sociabilidades esportivas em espaços urbanos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1ª Ed. 18ª Reimpressão – São Paulo: Atlas, 2009.

Texto completo: PDF