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PLANEJAMENTO, EFI, 1º CICLO: DESCRIÇÃO DAS PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES DE UMA ETNOGRAFIA
Luciana de Oliveira Nunes, Jacqueline Zilberstein, Márcio Cardoso Coelho

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O presente estudo, uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, apresenta as primeiras observações em busca da compreensão dos elementos que configuram o planejamento de ensino em Educação Física no I Ciclo destas escolas. As decisões teórico-metodológicas estão construídas a partir da etnografia em Geertz (2008) e, com base num movimento de progressivo reconhecimento do marco físico e social das escolas, descrevo o que tenho observado tecendo algumas considerações. A partir das observações, diálogos e registros em diário de campo feitos até o momento, identifico, ainda que de forma preliminar, algumas pistas que podem subsidiar a interpretação dos significados atribuídos ao objeto: a organização das aulas de Educação Física revela um planejamento ou, ao menos uma intencionalidade nas atividades propostas; o brincar parece nortear e caracterizar a Educação Física no I Ciclo; a organização da escola, com seus tempos, rotinas e atividades parecem também orientar o trabalho dos professores de Educação Física.

Palavras-chave


Planejamento de Ensino; Educação Física Escolar; I Ciclo.

Referências


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