Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Ana Leticia Padeski Ferreira, Aline Kaiane Ferreira Urbano, Claudemir Aurelio, Fabiana Maria Alexandre, Ivan Ricardo Dias Salvador

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


A Educação Física escolar, desde o movimento renovador tem reivindicado estatuto e reconhecimento como disciplina curricular, o que implica que detém um objeto próprio de estudo, objetivos, tendo de se preocupar com questão como a metodologia utilizada nas aulas, aspectos relacionados à avaliação, entre outros. É reconhecido que o intenso movimento teórico acontecido na área no final do século XX não impactou de forma esperada a prática docente na escola. Algumas destas teorias tentaram dotar a Educação Física escolar de conhecimento que pudesse vir a colaborar com a formação de uma sociedade justa e igualitária, formação esta que pode ser compreendida como crítica. Desta maneira, através de uma revisão bibliográfica, propomos analisar aquelas teorias que podem ser classificadas como críticas na Educação Física, cruzando com teorias da educação que discutem a possibilidade de uma formação emancipadora, a fim de identificar possibilidades e limites, almejando assim contribuir com a construção de um professor de Educação Física qualificado para os enfrentamentos necessários, um professor emancipador. Assim, abordaremos inicialmente o que se entende por uma educação emancipadora, a partir dos estudos de Tonet, Saviani, entre outros, para então analisar a abordagem teórica crítico-emancipatória, para, por fim, indicar avanços e limites.

Palavras-chave


Educação Física escolar; abordagem crítico-emancipatória; Educação

Referências


ADORNO, T. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ALMEIDA, A. Interfaces metodológicas da educação física crítico-emancipatória. Revista Histedbr, Campinas, n. 30, p.27-38, 2008. Mensal.
BRACHT, V. Educação Física no 1o. Grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl.2, p.23 - 28, 1996. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2015.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.
COUTINHO, C. A democracia como valor universal. São Paulo: Ciências Humanas, 1980.
COUTINHO, C. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000.
DARIDO, S.; SANCHES NETO, L. "O contexto da Educação Física na escola." ______.; RANGEL, I. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. v.1. Princípios e Fundamentos. Curitiba: 2006.
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógico do esporte. 4. ed. Ijui: Unijui, 2001.
LEFORT, C. A questão da democracia. 1983. In: LEFORT, Claude. Pensando o político: ensaios sobre democracia, revolução e liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
LIBÂNEO, J. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola, 2005a.
MARX, K. Glosas Críticas Marginais ao Artigo "O Rei da Prússia e a Reforma Social". De um Prussiano. 1844. Tradução Ivo Tonet. Disponível em: . Acesso em: 15mai. 2015.
______.O Capital.v. 1. 16. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Educação Física. Curitiba: SEED, 2008.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: polemicas do nosso tempo. Editora Autores Associados, 32.ed, Campinas, 1996.
SOARES, C. Educação física: raízes europeias e Brasil. Campinas, Autores Associados, 1994.
TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.

Texto completo: PDF