Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EXPERIMENTAÇÕES CULTURALMENTE ORIENTADAS: UM RELATO DE ‘ARTISTAGENS`SOBRE DANÇA NA ESCOLA
Thiago Felipe Sebben, Alexandre França Salomão

Última alteração: 2016-07-25

Resumo


Este relato apresenta análises sobre um conjunto de aulas de Educação Física desenvolvidas no Centro de Educação Integral Jornalista Cláudio Abramo em Curitiba-PR, entre fevereiro e abril de 2016, com 6 turmas do Ciclo II do Ensino Fundamental regular. Referenciado teoricamente no Currículo Cultural da Educação Física, de acordo com NEIRA; NUNES (2009) e NEIRA (2011), procurou elaborar práticas pedagógicas relacionadas a princípios pedagógicos e procedimentos didáticos tais como: articulação com os objetivos educacionais mais amplos; registro, análise e interpretação das práticas; mapeamento; tematização; aprofundamento; ressignificação; justiça curricular; ancoragem social dos conhecimentos; reconhecimento da cultura corporal da comunidade e descolonização do currículo. Destaca-se a elaboração do “Caderno de Narrativas” pelos discentes como importante instrumento para registro, planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades. Aponta-se que as danças são manifestações corporais de enorme interesse para as propostas do currículo cultural, já que podem ser disparadoras de discussões entre os discentes que contribuirão ao reconhecimento das diferenças, superação de tabus e preconceitos.

Palavras-chave


Educação Físca Escolar; Currículo Cultural; Dança.

Referências


ANDRADE, B. C.; NUNES, M. L. F. Coreografando novas possibilidades na educação física escolar: os estudos culturais e a dança. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/beatriz_01.pdf. Acesso em: 19/06/2016.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de abertura da 26ª. Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, MG, 05 de outubro de 2003.
CORAZZA, S. M. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: versão preliminar. Volume I. Curitiba: SME, 2016a. Disponível em: http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/10195/download10195.pdf Acesso em: 24/06/2016.
CURITIBA. Currículo do Ensino Fundamental: versão preliminar. Volume II. Curitiba: SME, 2016b. Disponível em: http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/10196/download10196.pdf. Acesso em: 19/06/2016.
LOPES, D. B. Multiculturalismo crítico: uma aproximação. In: Em Tempo de Histórias. (PPGHIS/UnB), n. 21, p. 205-210, ago-dez, 2012.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escola e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, mai.-ago. 2003.
NEIRA, M. G. O currículo cultural da educação física em ação: a perspectiva dos seus autores. 332 f. Tese (Livre docência) – Metodologia do ensino de Educação Física, Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2011a.
NEIRA, M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da educação física. Dialogia, n. 14, p. 195-206, 2011b.
NEIRA, M. G. A seleção dos temas de ensino no currículo cultural da Educação Física. Revista Educación física y deporte, v. 32, n. 2, p.1421-1430, 2013.
NEIRA, M. G. Cruzando fronteiras: o currículo multicultural e o trabalho com as diferenças em sala de aula. Lantuna, v. 1, n. 1, p. 119-136, jan-jul, 2014.
NEIRA, M. G. O multiculturalismo crítico e suas contribuições para o currículo da educação física. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 3-29, jan. -jun., 2016a.
NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016b.
NEIRA, M. G.; LIMA, M. E.; NUNES, M. L. F. Educação física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.
NEIRA, M. G.; LIMA, M. E.; NUNES, M. L. F. Educação física e culturas: ensaios sobre a prática – Volume II. São Paulo: FEUSP, 2014.
NEIRA, M. G.; LIPPI, B. G. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, mai-ago, 2012.
NEIRA, M. G., NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul-set, 2011.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3º edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Texto completo: PDF