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A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PERSPECTIVAS DO EGRESSO DA UNOCHAPECÓ
Carla dos Reis Rezer, Daniela Maria Carneiro, Neusa Dendena Kleinubing

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


O presente texto pretende refletir no sentido de compreender como os egressos do curso de Educação Física, da Unochapecó, percebem o processo de inclusão de alunos com deficiência nas suas aulas, as implicações na prática pedagógica e as potencialidades e fragilidades na formação inicial acerca da educação inclusiva. Foi desenvolvido através da abordagem qualitativa do tipo descritivo, utilizando a observação e a entrevista como instrumentos para a coleta dos dados. Foram colaboradores desta pesquisa 8 professores egressos do curso de EF da Unochapecó, atuando há mais de 2 anos em escolas públicas. As informações obtidas foram analisadas a partir da análise temática (Minayo, 2008). A partir das informações foi possível percebermos que ainda há caminhos a trilhar no processo de formação inicial no que tange as questões relacionadas a educação inclusiva, de maneira a oportunizar maiores momentos de enfrentamento e discussões, possibilitando maior instrumentalização e fomento para a atuação pedagógica diante das diferenças.

Palavras-chave


educação física; inclusão; formação inicial

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